Menu Principal

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Rio de Janeiro (Capital) - Região de Copacabana [Dicas de Roteiro]

Agora estarei me atendo às dicas do que se pode fazer na Região de Copacabana, no Rio de Janeiro. 


Como a Capital do Rio de Janeiro é tão cheia de atrativos, vou me focar principalmente em dar informações das coisas que pesquisei na internet, descobri por lá ou tive indicação de amigos, principalmente pelas proximidades dos lugares em que passamos ou tivemos interesse de conhecer quando fomos para lá.


Mapa da Área que Exploramos no Rio de Janeiro
Dessa forma, quem acompanhar esse post poderá pensar no que deseja fazer por lá para aproveitar melhor sua própria viagem de acordo com seu perfil e gostos pessoais.

- QUANDO IR: A cidade tem movimento o ano todo, mas é durante o verão - em especial no Réveillon e no Carnaval – que fica mais cheia de turistas e há mais eventos durante o dia e à noite. No outono e na primavera as temperaturas são mais agradáveis, com dias de sol e céu azul.

De acordo com o nosso agente de viagens, com exceção dos meses de julho, dezembro [férias escolares], início de Janeiro [Réveillon] e durante o Carnaval que o Rio fica extremamente abarrotado de gente. Mesmo em épocas de feriado o Rio fica cheio mas sempre suportável. Nós fomos num feriado da alta temporada e deu para circular perfeitamente por lá e ainda assim aproveitar todos os pontos turísticos e passeios que queríamos sem ter nenhum transtorno.


- PRAIAS DA ZONA SUL -

- Praia de Copacabana, Leblon e Leme:

Praia de Copacabana vista a partir da Pedra do Arpoador
Praia de Copacabana vista a partir do Forte de Copacabana
- Copacabana é com certeza uma das praias mais famosa do Brasil, é muito bonita e possui quiosques bem modernos e interessantes. Se alguém resolver andar por ela de ponta a ponta em uma ponta está o Forte de Copacabana e na outra está a Pedra do Arpoador. Sem contar que andar na beirada da praia com o mar tocando os pés é muito gostoso ["Coisa de mineiro que mal conhece o mar como nós"]. Gostei mais dos lados mais próximos da Pedra do Arpoador do que os próximos do Forte de Copacabana, por esses lados a água estava ficando muito barrosa e o pessoal estava jogando muita sujeira no mar. As praias do Leblon e Leme são uma espécie de continuação da de Copacabana.

- Arpoador:


- É muito apreciada por surfistas [nessas áreas as ondas realmente são mais fortes e intensas] e é um dos melhores lugares para se apreciar o Pôr do Sol. Da Pedra do Arpoador é possível se ter uma vista panorâmica de toda a Praia de Ipanema e Leblon com o Morro Dois Irmãos ao Fundo. Obs.: Não recomendo que pessoas comuns se banhem nas áreas em que há pedras devido ao risco de se machucar ao escorregar nelas. Acredito que mar e pedras não combinam e sempre devemos tomar os devidos cuidados.

Flamengo e Enseada do Botafogo:


- São banhadas pelas águas da Baía de Guanabara e possuem um mar calmo, não são indicadas para banhos. Os cariocas aproveitam ela para a prática de esportes como caminhadas, corridas, vôlei e futebol de areia. Do alto do Pão de Açúcar é possível ver essa enseada e a vista é surpreendente.

Outras Praias:

Ainda na Zona Sul existem outras praias como as de Ipanema, Praia Vermelha, Urca, São Conrado e Praia do Pepino. Na Zona Oeste as praias mais famosas são a da Barra da Tijuca, Pepê, Prainha, Joatinga, Recreio dos Bandeirantes e Grumari. Para saber mais clique no botão abaixo:


- ALGUNS DOS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CAPITAL DO RIO DE JANEIRO -

- Cristo Redentor:


É o principal cartão-postal da cidade e foi eleito pelos cariocas como a "Maravilha do Rio". O monumento está encravado no alto do Morro do Corcovado a 700 metros de altura, onde um mirante panorâmico nos permite visualizar boa parte do Rio de Janeiro.

Como Chegar ao Cristo Redentor?
- Clique no botão abaixo, do site 360 Meridianos, que dá dicas bem interessantes de como se chegar até lá:


Quanto custa e como Reservar com Antecedência?
- Entrando no site do próprio Corcovado, temos essas informações. Segue o link:


Notas Adicionais:
- Se você estiver indo num pacote fechado por uma boa agência de viagens [e não estiver indo em uma data em que o Rio esteja totalmente lotado] talvez seja mais fácil fechar pela própria agência assim que chegar na cidade. Dessa forma o roteiro não fica engessado, corre-se menos o risco de ocorrer algum imprevisto que faça não valer a pena ter ido nesse dia (exs.: chuva, algum atraso, etc.).

- Se puder, traga óculos escuro, quando fomos não estava tão ensolarado, mas eu mal conseguia abrir os olhos devido a luminosidade, já a Lu que usou óculos escuros não sofreu desse problema. Acredito que em dias mais quentes esse problema deve ser ainda mais intenso.

- Pão de Açúcar:


É um conjunto formado por dois mirantes naturais na entrada da Baía de Guanabara. O Morro da Urca (com 227 metros) e o Pão de Açúcar (com 396 metros), que são interligados por 2 bondinhos (em um vamos praticamente do solo até o 1º morro e o 2º bondinho conecta um morro ao outro). A vista do pão de Açúcar é incrível, e do morro mais alto é possível ter uma vista panorâmica da Baía de Guanabara e da Enseada do Botafogo, grande parte da Zona Sul e Niterói. Dependendo do ângulo também é possível enxergar a Ponte Rio-Niterói bem ao longe.

Como Chegar ao Pão de Açúcar utilizando o Transporte Público?
- Veja no site abaixo, que explica direitinho como chegar até lá:

Link:

Como chegar ao Pão de Açúcar por uma Trilha?
- Abaixo estou colocando um relato de um viajante que fez esse percurso e agora explica como fazê-lo, esse passeio é excelente pra quem adora caminhar:

Link:
Obs.: Em dias de chuva é desaconselhado realizar esse trajeto porque a trilha torna-se escorregadia.

Preços e Horários:
- Essas informações são respondidas no próprio Site Oficial do Pão de Açúcar.

Link:

Site Oficial do Pão de Açúcar (Página Inicial):

Link:

DICA ESPECIAL: Caso visite os dois pontos turísticos no mesmo dia, vá bem cedo ao Cristo Redentor porque dependendo do período do ano ele pode ter grandes filas, mas pouco depois das 9:00h a fila começa a ficar quilométrica e isso pode ser muito desgastante. Já o Pão de Açúcar é melhor preparado para receber os turistas, conseguindo abarcar cerca de 64 pessoas por vez, por isso - mesmo que as filas fiquem bem grandes acaba que elas fluem bem rápido. Outra coisa bem interessante é realizar o Passeio de Ônibus Anfíbio assim que sair do Pão de Açúcar [será explicado no Título Passeios, logo abaixo].

- Estádio do Maracanã:


Estádio que foi reformado para a Copa que tivemos em 2014. Para os que são apaixonados por futebol há Tours guiados que conduzem à beira do gramado, arquibancadas, vestiário, tribuna de honra, sala de imprensa, Hall da Fama - onde estão as marcas dos pés de jogadores famosos - e o Museu do Futebol, com fotos e imagens das mais belas jogadas feitas no maior estádio do mundo. Também possuem uma maquete impressa em 3D e loja com produtos do Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e da seleção brasileira. O passeio pode ser feito na companhia de um guia ou com audioguia (disponível em português, espanhol e inglês).

Como Chegar ao Maracanã?

Link:

Site Oficial do Maracanã:

Link:

Sambódromo Marquês de Sapucaí:


Local que abriga os desfiles das Escolas de Samba. Possui apenas 700m. Recebe visitantes o ano inteiro, mesmo quando está completamente vazio [Vendo pela televisão parece que é bem maior]. Também já foi palco de outros acontecimentos, como shows de música, cultos evangélicos, exibições de motociclismo e outros. Mas é no Carnaval que se torna um dos pontos turísticos mais importantes do Rio de Janeiro e do Brasil, onde a folia toma conta das ruas e a festa se espalha por todos os cantos.

Como Chegar no Sambódromo?
- No link abaixo é explicado direitinho como o Sambódromo funciona e como chegar até lá.

Link:

Localização do Sambódromo:

Link:

Além dos Pontos Turísticos descritos acima, existem inúmeros outros que também são muito interessantes. Mas como não pudemos visitá-los, prefiro apenas listá-los para se ter noção da existência dos mesmos:

Mais alguns Pontos Turísticos Interessantes:

- Cidade do Samba;
- Confeitaria Colombo;
- Feira de São Cristóvão;
- Jardim Botânico;
- Jardim Zoológico [É tão chique que possuem até Pinguins];
- Lagoa Rodrigo de Freitas;
- Morro 2 Irmãos;
- Parque Nacional da Tijuca;
- Pedra da Gávea;
- Vista Chinesa [Obs.: As Agências que oferecem esse passeio costumam emendar ele com a ida a Floresta da Tijuca]

Atenção! Mirante Dona Marta - Não fomos até lá, mas li sobre muitos relatos de pessoas que foram assaltadas nesse local, então quem resolver ir para lá deve ter cuidado redobrado! 

Atenção! Lagoa Rodrigo de Freitas - Infelizmente, ultimamente [Ano de 2015] muitas notícias de roubos foram noticiadas nesse local, então, se resolver caminhar por lá tenha cuidado redobrado! 

Fontes Pesquisadas:

- PASSEIOS -

Na Cidade do Rio de Janeiro é possível realizar diversos passeios diferentes, que são muito interessantes. Abaixo estou colocando alguns que fizemos ou descobri pesquisando na internet ou por indicação dos amigos.

Passeio de Helicóptero:


Existem dois pontos da Cidade em que é possível realizar um passeio de helicóptero. Próximo da Lagoa Rodrigo de Freitas e dentro do próprio Pão de Açúcar. O preço varia de acordo com a duração do percurso escolhido e possui preços bem salgados para um tempo extremamente curto. Mas com certeza é algo que devemos tentar fazer ao menos uma vez na vida. A empresa que opera esse passeio é a Helisight. Um detalhe importante informado pela empresa é que ** TODOS OS HELICÓPTEROS SÓ DECOLAM COM O MINIMO DE 3 PASSAGEIROS**.

Mais Informações da Helisight:

Endereços:
- Lagoa Rodrigo de Freitas-Tel: 2259-6995 – Parque dos Patins, perto do Clube Piraquê - em frente ao Posto BR;
- Pão de Açúcar- Tel: 2542-7935 - primeira parada do bondinho, no Morro da Urca.

Passeio de Ônibus Anfíbio:




Próximo da entrada para o Pão de Açúcar, numa pracinha (foto acima) onde tem alguns vendedores ambulantes ficam sentadas umas moças muiiiiiiiiiiiiiito lindas com um Quepe Branco da Marinha. Elas oferecem um passeio do Ônibus Anfíbio, que segue primeiramente por terra até chegar na Marina da Glória, onde o Ônibus Anfíbio adentra no mar e segue por via marítima até a Praia de Copacabana. De lá o visitante tem a opção de desembarcar em Copacabana mesmo ou voltar para perto do Pão de Açúcar. A empresa que oferece esse passeio é a Rio Splash Tours. É muito seguro e esse é o Ônibus Anfíbio mais moderno e bem equipado da América Latina.

Passeio Barco pela Baía de Guanabara e Ilhas Cagaras:


Diversas empresas oferecem passeios de lancha e de saveiro, que partem da Marina da Glória e vão em direção ao Arquipélago das Cagarras, habitat natural de aves marinhas como fragatas, atobás e gaivotas. Se tiver sorte ainda será possível apreciar as acrobacias dos golfinhos e mergulhar em meio a peixes coloridos. Clique no botão abaixo para saber mais:


Passeio Barco para a Ilha de Paquetá:


Essa Ilha é muito interessante para quem procura por um lugar tranquilo e pitoresco, principalmente no meio da semana. Já nos fins de semana a Ilha é bastante procurada, sendo um passeio muito popular. Obs.: É recomendado que se chegue bem cedo para pegar as barcas.

Mais Informações da Ilha de Paquetá:

Notas: A Ilha de Paquetá também é chamada de Ilha dos Amores, para ler o porquê leia o link abaixo:


Como chegar na Ilha de Paquetá?
- Para visitar Paquetá deve-se chegar a Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro e se dirigir ao cais ou estação das Barcas. No lado esquerdo ficam as barcas que rumam para Paquetá e no direito as que rumam para Niterói. A viagem para Paquetá dura cerca de 1h10min.



Horários, Tarifas e mais Informações de como se chegar:

Tour de Jipe para a Vista Chinesa:


Outra forma interessante de se conhecer um pouco mais do Rio é realizando um passeio de Jipe conversível que pode durar até o dia inteiro. Existem diversos passeios e um dos mais conhecidos é o que leva até a Floresta da Tijuca, com paradas na Cachoeira dos Macacos e na Vista Chinesa. Esse passeio pode ser combinado com outras atrações, como a Praia de Grumari, o Jardim Botânico, a Pedra Bonita ou Santa Tereza. Obs.: Além de ser possível agendar esse passeio pela Internet [o que pode engessar o Roteiro], também pode-se procurar por alguma Agência de Turismo do próprio Rio de Janeiro ou avistar alguém oferecendo esse passeio em alguns pontos da Praia [que é um pouco mais arriscado].

Abaixo segue-se um relato de outra pessoa mostrando um pouco de como é esse passeio e também de como se chegar até lá:


Favela Tour: 


Com a pacificação dos morros do Rio, esse tipo de tour ganhou muita força - [programa de gringo!? Talvez!?] - Nelas se pode conhecer as comunidades por dentro ou do alto. As favelas mais visitadas são as da Rocinha, Dona Marta e Complexo do Alemão, que ganhou um teleférico. Obs.: Pra quem tiver interesse e coragem eu aconselho que procure uma agência especializada para diminuir consideravelmente os riscos. Para ter mais algumas informações sobre esse passeio favor ler a Reportagem do UOL abaixo:


- ESPORTES -

Abaixo estou colocando mais algumas atividades esportivas que são possíveis de se fazer no Rio:
  • Ciclismo;
  • Esportes à Vela;
  • Kitesurf;
  • Mergulho;
  • Percorrer Trilhas, realizar Caminhadas ou Corrida;
  • Surf;
  • Trekking e Escalada;
  • Vôlei de Praia e Futevôlei;
  • Voo Duplo de Asa Delta e Parapente;
... e o que mais a imaginação puder permitir.

- PELAS REDONDEZAS -

Nas proximidades da Capital do Rio de Janeiro também existem alguns lugares muito interessantes, como:

- Arraial do Cabo;
- Angra dos Reis;
- Búzios;
- Ilha Grande;
- Niterói;
- Paraty;
- Petrópolis.

Mas estarei apenas citando os nomes. Talvez um dia, se eu visitar algumas delas, aí dedicarei um Post exclusivo para cada lugar visitado.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESPERO QUE AS INFORMAÇÕES ACIMA POSSAM AJUDAR UM POUCO QUEM PRETENDE VIAJAR PARA ESSA CIDADE MARAVILHOSA.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se gostou das dicas acima e agora deseja ver como foi o passeio propriamente dito, favor clicar no botão abaixo:


Descubra mais Dicas de Roteiro interessantes na Coleção abaixo:

NOTAS FINAIS:

- Tive que refazer o post do zero novamente por tido um pequeno descuido e deletado o post original sem querer, espero que gostem desse novo que fiz;
- Fiz todo o possível pra deixar a leitura bem fluida e com muitas dicas interessantes.

Desejo a todos uma boa viagem e que tenham uma excelente estadia no Rio de Janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo