Menu Principal

quinta-feira, 10 de março de 2016

Natureza Incrível #7 - Conheça o Panda Vermelho

Você conhece ou já ouviu falar sobre esse animal?


Esse é o Panda Vermelho, também conhecido como raposa-de-fogo ou gato-de-fogo. É um pequeno mamífero arborícola, é um parente próximo dos Guaxinins e dos Ursos.

O panda-vermelho é nativo das regiões montanhosas do Himalaia e do sul da China, e está associado às florestas temperadas de altitude e a bambuzais. Possui uma coloração castanho-avermelhada característica, cauda comprida e felpuda e um andar gingado devido ao encurtamento dos membros dianteiros. 



Para ficar mais inteirado sobre esse animal, veja o vídeo bem curto abaixo:


São muito sensíveis ao calor, sendo a temperatura ideal para eles entre 17 e 25ºC. Costumam dormir durante as horas mais quentes do dia, em galhos de árvores ou tocas. Possuem hábitos crepusculares e noturnos. São animais solitários, raramente vivem em casais ou em grupos.


Iniciam suas atividades diárias com um banho ritual de sua pelagem, lambendo suas patas dianteiras e massageando suas costas, flanco e abdômen. Em seguida patrulham seu território, demarcando-o com uma substância secretada pela glândula anal, que possui forte odor, ou com sua urina.


Geralmente são animais silenciosos, mas quando se sentem ameaçados, podem produzir gorjeios curtos. Quando irritados, podem emitir assobios e bufos. No geral, são amistosos, mas atacam quando se sentem ameaçados.


O Período de gestação varia de 112 a 158 dias e cada fêmea pode dar a luz de 1 a 4 filhotes, que nascem muito pequenos, com cerca de 110 a 130 gramas.


Durante os primeiros dias após o parto, a fêmea permanece a maior parte do tempo com sua cria, mas uma semana depois, já passa mais tempo fora do ninho, retornando algumas horas apenas para alimentá-los e limpá-los. Raramente o macho auxilia na criação dos filhotes. Estes últimos começam a ficar maduros sexualmente, por volta de 18 meses de vida.

Atualmente são encontradas duas subespécies de panda-vermelho:

Panda Vermelho Ocidental
Panda-vermelho-ocidental: São encontrados nas regiões do Himalaia, Nepal, Assam, Sikkim e Butão. Apresentam uma pelagem mais clara na região da face.

Panda Vermelho de Styans
Panda-vermelho-de-styans: São encontrados no sul da China e no norte de Mianmar. A pelagem da região facial apresenta marcas mais “dramáticas”, além de ser maior do que o panda-vermelho-ocidental.




Dessa vez a postagem foi bem curta. Se quiser conhecer outros posts dessa mesma categoria clique na Coleção abaixo:



Fontes Pesquisadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Panda-vermelho
http://www.infoescola.com/mamiferos/panda-vermelho/


4 comentários:

  1. Eu qro um, devolvo meu cachorro rsrs
    Veja tbm esse video:
    www.youtube.com/watch?v=nSv8qQ0MGdw

    ResponderExcluir
  2. Ele é muito bonitinho e fofinho sim, mas é selvagem, então nunca, jamais pense em abraçar esse animal ou você poderá ficar em maus lençóis!

    ResponderExcluir
  3. muito gracioso ..boa matéria...e como todo animal selvagem deve ser tratado e mantido em seu habitat...bom senso com a diversidade do planeta perpetua as espécies ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Clique no álbum ou nas postagens relacionadas que você verá muitas outras coisas interessantes. Boa sorte e tudo de bom pra vc!

      Excluir

Botão Voltar ao Topo