Menu Principal

domingo, 10 de abril de 2016

Curiosidades #11 - Incríveis Templos Budistas pelo Mundo

A fé e a religião sempre foram importantes para o homem em toda a sua história e muitas vezes os homens construíram grandes templos e outros tipos de monumentos para exaltar a sua fé.


Conheça agora lindos templos construídos sob as doutrinas dos ensinamentos budistas.

Todaji Temple
Localização: Nara, no Japão.



Esse é um dos templos budistas mais historicamente significativos e famosos do Japão. Foi construído no Século 8 pelo Imperador Shomu e tornou-se o principal de todos os templos budistas provinciais do país. Hoje resta pouco dos edifícios originais de Todaji.

Esse templo abriga ainda uma das maiores estátuas de Budha no Japão e um dos maiores edifícios de madeira do mundo, mesmo sendo apenas dois terços do tamanho da sua estrutura original.



Pha That Luang
Localização: Vietnane, no Laos.

De dia:



De noite:



É um dos monumentos mais importantes do Laos. Foi construído no Século 16 sobre as ruínas do templo anterior, Kmer. Possui vários níveis e cada nível representa um estágio diferente de iluminação budista. O nível mais baixo representa o "mundo material" e o mais alto representa o "mundo do nada".

Wat Rong Khun
Localização: Chiang Mai, na Tailândia.


Mais conhecido como o "Templo Branco" [ou: White Temple, em inglês], é um templo budista contemporâneo e bem diferente dos demais. Foi construído em 1997 e seu exterior todo branco contrastando no pequeno lago impressiona os visitantes.



Passarela que dá acesso ao templo principal.
Na brancura extraordinária, é incrustado com pedaços de espelho para simbolizar a pureza do budismo, e sugerir iluminação, além de reflexão. Este é um dos edifícios mais estranhos desenhados pelo homem. Para conhecê-lo melhor, veja o vídeo abaixo:


Boudhanath
Localização: Kathmandu, no Nepal.


O Boudhanath é um dos locais budistas mais sagrados em Kathmandu, no Nepal. O fluxo de grandes populações de refugiados tibetanos da China levou à construção de mais de 50 monastérios ao redor do Santuário.

Templo visto de outro ângulo:


Wat Arun
Localização: Bangkok, na Tailândia.

De dia:



De noite:




É um dos templos mais velhos e conhecidos de Bangkok, capital da Tailândia. Esse templo é uma representação arquitetônica do Monte Meru, no centro do universo da cosmologia budista.

Angkor Wat

Localização: Siem Reap, no Camboja.


É o maior monumento religioso do mundo. Foi edificado a partir do Século 16 pelo povo Khmei, que prosperou nessa região do Camboja entre o Século 9 e 10 e que já não existe mais. Inicialmente era um templo hinduísta e também capital do império, logo se converteu em templo budista, denominação que ostenta até hoje.





Com uma extensão de 150 km², o complexo abrange centenas de templos e pagodas, sendo que o principal é o Angkor, que dá nome ao monumento. Toda essa estrutura foi abandonada e absorvida pela selva, até ser tombada como Patrimônio Mundial e restaurada, à partir de 1992. Angkor Wat quer dizer “Templo da Capital”, numa tradução aproximada. O desenho do templo estampa a bandeira do Camboja.


Animated waving Cambodian flags


É realmente linda e impressionante, veja como a paisagem em torno do templo fica ao entardecer:



Mahabodhi
Localização: Bodhgaya, na Índia.


O Templo Mahabodhi [Templo do Grande Despertar] é um templo Budista localizado em Bodhgaya ou Bodh Gaya, na Índia, o local onde Siddhartha Gautama atingiu a iluminação, tornando-se Buda. Bodhgaya fica a 96 km de Patna, no estado de Bihar. Próximo ao templo existe um mosteiro, o Bodhimanda Vihara, e cresce a figueira sagrada sob a qual, segundo a tradição, deu-se a iluminação.

Se desejar saber mais sobre a história desse buda, clique no botão abaixo:



O templo Mahabodhi é construído de tijolos, sendo uma das mais antigas estruturas deste tipo na Índia, e influiu enormemente o desenvolvimento posterior da arquitetura religiosa na região. Sua torre central tem 55 m de altura, e é rodeada de 4 outros torreões menores, mas de mesmo estilo. O templo é rodeado de dois tipos de balaustradas de pedra nos quatro lados. Um deles, de arenito, é mais antigo, datando de 150 a.C. O outro, com imagens de deuses hindus como Lakshmi e Surya, é de granito rústico e data do período Gupta (300 - 600).


Borobudur
Localização: Yogyakarta, na Indonésia.


Considerado o monumento budista mais importante do mundo, Borobudur foi construído no século VIII originalmente como um templo hindu, sendo que posteriormente seu uso foi passado para o Budismo. Com o crescimento do islamismo na Indonésia, em especial na ilha de Java, foi abandonado e, com o passar do tempo, “engolido” pela mata que ali havia. Só foi redescoberto em 1814 e desde 1983 foi considerado Patrimônio Cultural pela UNESCO. Atualmente, é sem dúvida, uma das maiores atrações da Indonésia!

Esse templo é tão impressionante que ainda é decorado com cerca de 3.000 esculturas em baixo-relevo que ilustram a vida e os ensinamentos de Buda, bem como mais de 504 estátuas de Buda, 72 que circundam a cúpula principal do topo do templo.






E para fechar com chave de ouro, confira a celebração do Wesak realizada nesse mesmo templo:

[Notas: Pra quem não sabe, considera-se que o nascimento, iluminação e morte de Buda ocorreram no mesmo dia do mês do Wesak [maio - junho]. Os budistas celebram esses eventos no Dia do Wesak. As pessoas decoram suas casas e fazem oferendas. Um detalhe importante da festa é o uso de velas e lamparinas que simbolizam a iluminação de Buda.






Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:


Sem dúvida existem muitos outros templos budistas que também são lindos e incríveis. alguns ainda estão até em construção, mas por enquanto é só! Até a próxima!

http://misturaurbana.com/2014/10/os-mais-belos-templos-da-tailandia/
http://www.decasaparaomundo.com.br/top-10-templos-budistas/
http://sopadesiri.com.br/lugares-incriveis-angkor-wat-camboja/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo