Menu Principal

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Esse é o Jerboa Pigmeu, o animal mais fofo que você conhecerá em sua vida!!!

Dessa vez você conhecerá um animal raríssimo e diferente, já ouviu falar sobre o Jerboa Pigmeu?


Se já, parabéns. Se ainda não, você conhecerá o animal mais fofo da sua vida!!!


Jerboa é o nome genérico dado aos roedores da família Dipodidae. Possuem orelhas longas, um rabo comprido e saltitante como um canguru, mede menos de dez centímetros. Comem insetos e têm hábitos noturnos. Não se sabe muito sobre ele, mas as pesquisas são muitas. O que se sabe é que é uma espécie única, sem parentescos.

VÍDEO 01



VÍDEO 02 



Esse animal vive no Deserto de Gobi, na Mongólia, na China e também no nordeste da África. Os jerboas pigmeus do Egito são certamente uma das maravilhas mais espetaculares da natureza. Sua aparência é incrível: se parece com uma espécie de híbrido entre um rato, um canguru e uma lebre, dignos do sonho mais loucos dos amantes dos animais.


Gerboa Pigmeu Egípcio.
Sua aparência estranha é um produto de milhares de anos de evolução em um território desértico e inóspito. Suas longas patas permitem-lhe viajar por médio de saltos, limitando o contato com a ardente superfície, enquanto suas grandes orelhas brindam-lhe um maravilhoso meio para irradiar o calor corporal. Por suposto que ditas características variam dependendo da sub-espécie, por exemplo, encontramos alguns com orelhas tão longas como seu corpo e outros com orelhas menores mas de pelagem mais fina.





Os Jerboas correm risco de extinção. Têm vida noturna, se abrigando em tocas durante o dia e sua alimentação é baseada em insetos. Apesar de pequeno [terem em média menos de 10 centímetros], quando estão em perigo conseguem alcançar uma velocidade média de até 15 km/hora.





Seguem-se mais algumas curiosidades sobre esses incríveis roedores:

- São saltadores bem capazes que usam seus membros traseiros e a cauda para manter o equilíbrio. Além disso, sua locomoção é muito irregular, adotando uma trajetória em ziguezague e podem saltar vários centímetros verticalmente e horizontalmente, mesmo sendo tão pequenos.

Esse salto errático é bom para fugir de predadores e também para encontrar insetos escondidos, entretanto não é muito eficiente quanto ao uso de sua energia. É preciso que os jerboas consumam muito mais energia que a maioria dos animais de sua dimensão.


- Jerboas não bebem água: Eles conseguem esse bem diretamente de seus alimentos, principalmente plantas e insetos.

- Existem 33 espécies de jerboa e apenas 6 dela são consideradas Pigmeu.

- Suas orelhas são longas para ajudar os animais deserto a dissipar o calor mais facilmente pelos vasos sanguíneos através de sua pele e para o ar.

Se gostou e quer ter um deles pra você, sinto lhe dizer, mas esse é um dos animais mais raros do mundo!


Se quiser conhecer outros posts dessa mesma categoria clique na Coleção abaixo:


Até a próxima, boa sorte!!!


Fontes Pesquisadas:


Não deixe de ver também:

- Já ouviu falar do peixe leão, um invasor dos mares? Clique AQUI ou na imagem abaixo:



TEM QUE COLOCAR O LINK PRA FAZER ELE FUNCIONAR

- Incríveis Criaturas do Fundo do Mar. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Saiba mais sobre o Polvo, um animal enigmático e incrível. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Canibalismo nas Ilhas Fiji!? Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo