Menu Principal

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Natureza Incrível #16 - Formigas Legionárias, verdadeiras colônias vivas e mortais

Agora nos aventuraremos no mundo dos insetos e saberemos mais sobre as formigas legionárias.


Você pode não acreditar, mas essa formiga é temida por todos: animais, outros insetos, pássaros e até mesmo por nós seres humanos!


As formigas legionárias chegam a ter 1,2 centímetros e são encontradas principalmente na África e na América do Sul e também existem no Brasil. Diversas espécies também são encontradas no sul e sudoeste dos Estados Unidos.



Essas formigas são nômades e não ficam apenas em um formigueiro, mudando ele de lugar a cada duas ou três semanas. Seus movimentos se relacionam ao desenvolvimento das sucessivas ninhadas, então quando os ovos estão sendo postos e depois se tornam larvas a colônia ainda se mantém imóvel.


Ninho das Legionárias.
Ao longo do período, a geração evolui de pupas para adultos. Após isso todo o formigueiro sai do local, levando tudo consigo: como larvas, comida e a própria rainha, formando uma verdadeira malha de formigas e ao encontrar o novo local montam seu novo "acampamento".


Eciton [uma das espécies de formiga legionárias brasileiras] carregando a larva da rainha.
As formigas legionárias são predadoras, e suas tropas de busca de alimentos são conhecidas por exterminar insetos, lagartos e pequenos animais. O ferrão das legionárias é muito venenoso, e são conhecidos casos em que mataram galinhas e animais maiores. As legionárias se dividem entre diversos tipos diferentes de trabalhadoras, entre as quais soldados. As formigas soldado são maiores do que outras trabalhadoras, e têm mandíbulas fortes e dotadas de ganchos.

Soldados das Formigas Legionárias.
As formigas legionárias são surdas e cegas e seguem as trilhas químicas deixadas por outras formigas arrastando o abdômen no chão, assim evitam de passar pelo mesmo lugar duas vezes. Elas basicamente se comunicam por aromas, que podem levá-las até a comida ou até emitir um pedido de socorro.



Quando estão procurando comida, as que encontram voltam ao acampamento e encorajam todas as formigas que encontram no caminho a continuar em frente, sacudindo as antenas e oferecendo-lhes uma gota de alimento regurgitado.

As legionárias vivem em colônias de até 600 mil formigas e procuram comida o tempo todo, comendo qualquer animal pequeno que esteja em seu caminho. Para se ter uma noção do poder ofensivo dessas formigas, assista ao vídeo abaixo e observe como elas realmente matam tudo que se encontra em seu caminho:



Algo incrível é que elas não usam nenhum tipo de material para a construção de seus ninhos, ao contrário: elas se juntam e se tornam um verdadeiro organismo vivo que forma uma rede e protege a rainha e as larvas. Esse é o motivo de seus ninhos serem temporários.




Para compreender mais sobre elas, assista agora a um documentário bem completo feito pelo NatGeo, que explicita tudo sobre essas formigas:



Se quiser conhecer outros posts dessa mesma categoria clique na Coleção abaixo:


Por hoje é tudo, boa sorte!

Fontes Pesquisadas:

Não deixe de ver também:

- Existe beleza até nas Asas de uma simples Borboleta. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Bonecas interessantes de outras culturas. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Conheça o Panda Vermelho. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Esse é o Jerboa Pigmeu, o animal mais fofo que você conhecerá em sua vida!!! Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo