Menu Principal

terça-feira, 19 de julho de 2016

A Ararajuba, símbolo da Amazônia

No segundo Natureza Incrível de hoje você conhecerá a Ararajuba.


Uma ave exclusivamente brasileira que é um dos símbolos da Amazônia.


A Ararajuba (nome que deriva do tupi: arara [papagaio grande] + yuba [amarelo]), também conhecida como Guaruba, Guarajuba e Tanajuba é uma ave muito bonita com as cores que lembram a bandeira brasileira [amarela com as pontas das asas verdes]. Por conta de suas cores é chamada de ave símbolo do Brasil.


As perninhas da Ararajuba são rosadas, seu bico é curvo e cinzento e tem um circulo branco em volta dos olhos. Os machos e fêmeas possuem aparência externa idêntica e medem aproximadamente 30 cm de comprimento. Alimentam-se de sementes, frutos oleosos, frutas e flores. 

São encontradas exclusivamente no Brasil, do oeste do Maranhão a sudeste do Amazonas, e também ao sul do rio Amazonas, leste do rio Madeira, no nordeste de Rondônia e ao extremo norte de Mato Grosso. Também são encontradas nas terras baixas da calha do rio Amazonas e na borda do Planalto Central.

Esse é um mapa do WikiAves que registra as ocorrências de aparecimento da espécie ararajuba.
As ararajubas vivem em grupos de 4 a 10 indivíduos em ambientes de mata alta. Na reprodução, constroem os seus ninhos em ocos de árvores altas, e podem ter até 9 filhotes por ninho. O período de incubação da família varia entre 20 a 30 dias. É interessante observar como se alimentam: utilizam o bico para subir nos ramos e seguram a comida com as patas.

Assista ao documentário abaixo, da Globo, que mostra mais um pouco da vida e comportamento desse animal:



As populações dessa espécie, assim como todas as outras do grupo, vêm sofrendo ameaças de extinção devido à bela coloração que apresentam, por serem facilmente domesticáveis e por apresentarem disposição em imitar a voz humana, além de suas penas serem também utilizadas em ornamentos, oferecendo mais um risco a essas aves.






Alguns macacos, tucanos e cobras atacam os ninhos para devorar os ovos, mas o principal predador da Ararajuba é de longe o ser humano, que além de destruir as florestas onde as aves vivem, retiram o animal de seu habitat através dos traficantes de animais exóticos, que as revendem a um alto preço no mercado negro.






Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:



Boa sorte e até a próxima!


Fontes Pesquisadas:

https://pt.wikibooks.org/wiki/Bichos_da_mata/Ararajuba

Não deixe de ver também:

Incríveis praias bioluminescentes pelo mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



As mais belas grutas e cavernas do Brasil. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



O Encanto dos Coalas. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Zanzibar, o Caribe africano. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


3 comentários:

  1. Eu adorei as imagens,muito lindas,um trabalho bonito que faz pra gente curtir

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei as imagens,muito lindas,um trabalho bonito que faz pra gente curtir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Que bom que você gostou. Aos poucos vou trazer coisas bonitas e também interessantes para vocês. Não deixe de conferir.

      Excluir

Botão Voltar ao Topo