Menu Principal

segunda-feira, 11 de julho de 2016

A curiosa cachoeira submersa das Ilhas Maurício

Alguma vez você já pensou se era possível existir uma cachoeira que fica dentro do mar?


Observe essa foto. Será que isso é possível e esse lugar realmente existe? Leia essa matéria e descubra um dos mais impressionantes truques da natureza.


Maurício é uma nação insular no Oceano Índico e está a cerca de 2.000 km de distância da costa sudeste do continente Africano.



Essa ilha foi descoberta pelos árabes em 975 d.C e desde então várias outras nações dominaram e influenciaram o local: primeiro os portugueses entre 1507 e 1513, depois os franceses, seguido dos holandeses e ingleses e somente em 1968 passou aqui passou a ser uma república.

Mas antes de falar mais sobre a Ilha, observe essa imagem aérea da região e se surpreenda com algo bem interessante:



Nesse vídeo não houve nenhuma edição das imagens por Photoshop ou qualquer outro programa de edição de imagem. Ao olhar do alto percebemos que parece haver uma cachoeira submersa na água. Veja uma foto com zoom para confirmar isso:



Quando vista de cima, uma enxurrada de depósitos de areia e silte cria a impressão de que existe uma cachoeira debaixo d'água. Imagens de satélite [como a do Google Maps na foto abaixo] são igualmente dramáticas, onde podemos ver um vórtice aparentemente subaquático na costa deste paraíso tropical.


O que acontece na realidade é que a movimentação dos sedimentos no fundo do mar, somada às águas cristalinas da região cria um efeito de uma cachoeira submersa, que só é possível de ser observada sobrevoando a região.

Essa ilusão de ótica faz das Ilhas Maurício um verdadeiro paraíso no Oceano Índico. A cachoeira submersa está na região chamada de Le Morne, um importante Patrimônio Mundial da Unesco.



Casais em lua de mel, famílias com crianças e até noivos em discretas cerimônias a beira-mar são os visitantes estrangeiros mais comuns nessa ex-colônia britânica que ganhou sua independência há pouco mais de 40 anos e se tornou um dos mais cobiçados destinos do Oceano Índico desde a chegada dos primeiros forasteiros e que, desde o século 10, nunca mais deixaram de desembarcar nessas terras de geografia tão inspiradora.











Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:



E para ficar de presente, se encante ainda mais com a exuberante beleza das Ilhas Maurício:




Fontes Pesquisadas:
Não deixe de ver também:

- O Templo Fantasma de Fengdu, um dos portais do inferno aqui na Terra. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Conheça Jericoacoara, no Ceará, uma das praias mais bonitas do mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Veja incríveis ilhas paradisíacas pelo mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Animais naturalmente cor-de-rosa. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo