Menu Principal

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Ave Lira, o melhor imitador do reino animal

Em mais um post de nossa Natureza Incrível, você conhecerá a Ave Lira, que é de longe o melhor imitador do reino animal.


Veja as proezas que essa ave é capaz de fazer e se encante ainda mais com a vida selvagem.

O Pássaro-Lira (Menura novaehollandiae)  é uma espécie de pavão originária da Austrália e habita as florestas de Victoria e de Queensland, tem um comprimento de 100 cm, com plumagem castanha na parte superior do corpo e plumagem cinzenta na parte inferior. Possui asas arredondadas e pés fortes e alimenta-se de animais pequenos, os quais caça por cima do chão da floresta.



Leva sete anos até que a cauda desse pássaro se desenvolva completamente. Durante a exibição do cortejo o macho desdobra a cauda e lança-a para a frente por cima da sua cabeça. Depois de acasalar, a fêmea põe um só ovo no ninho, o qual tem forma de cúpula.





A biologia não entende exatamente porque o Pássaro Lira é tão bom em imitar os sons de coisas tão aleatórias, presume-se que ele tenha memória e audição extraordinárias para ser capaz de registrar e reproduzir sons tão distintos com tanta perfeição.

O órgão do Pássaro-Lira que reproduz os sons é parecido com a nossa laringe e se chama siringe. Outros pássaros que cantam têm siringe, mas no Pássaro-Lira, esse órgão é ligeiramente diferente - tem menos músculos, por exemplo, o que é associado com menos complexidade vocal, o que, curiosamente, é o contrário no caso dessa ave.



O Pássaro Lira tem um dos rituais de acasalamento mais esquisitos da natureza, é basicamente uma combinação de cantoria, dança e penas bonitas que torna o macho mais atrativo e apto a procriar com a fêmea, o que acaba aperfeiçoando as habilidades artísticas da espécie.

Depois de ler um pouco sobre esse animal, se você ainda dúvida do que ele é capaz, veja o vídeo abaixo, do Discovery Channel e descubra do que ele é capaz.



Imitar o som de uma furadeira, obturador de câmera fotográfica, serrote, moto-serra e até um alarme de carro de certa forma é até fácil para esse animal, mas será que a Ave Lira consegue reproduzir os sons de uma música eletrônica ou de um cantor de ópera?



Ela conseguiu, então vamos aumentar um pouco mais o desafio. Será que elas conseguem imitar os sons de Star Wars?



É realmente muito incrível não é!?



- Atol das Rocas, mais que um paraíso brasileiro, um santuário. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Ilhas Paradisíacas. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Conheça o Sapo pingo-de-ouro , o menor sapo do mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo