Menu Principal

domingo, 17 de julho de 2016

Boi Garantido vs Boi Caprichoso: A guerra!

Você já ouviu falar da Guerra entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso?


Saiba então que essa é uma batalha cultural onde o azul e o vermelho disputam todos os anos em uma arena gigantesca, onde lendas, figuras mitológicas, magia e muita história curiosa acontece em um dos maiores festivais folclóricos do Brasil.


O Festival de Parintins é uma festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na Cidade de Parintins, no Amazonas. Ali ocorre uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas, sendo o ponto mais importante do evento a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Então...

De um lado temos o Boi Garantido:


Do outro o Boi Caprichoso:


E por fim, a arena de batalha, o Bumbódromo:



A apresentação ocorre no Bumbódromo e acabou por se tornar um dos maiores divulgadores da cultura local. Durante as três noites de apresentação os dois bois exploram temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. Saiba mais sobre esse Festival e os bois através do vídeo abaixo:



Como chegar em Parintins?

Como dito antes, Parintins está no meio da Selva Amazônica e possui um acesso razoavelmente difícil.


Parintins localiza-se à margem direita do Rio Amazonas, numa área de 5.978 km² e fica a 369 km da capital amazonense, Manaus, e a 420 km por via fluvial. Isso equivale a 15 horas descendo e 27 subindo o rio amazonas, se a viagem for feita em barcos regionais. Por via aérea, o tempo estimado é de uma hora e meia, partindo de Manaus.


A diferença horária é mais ou menos de uma hora em relação a Brasília, hora oficial do Brasil. Durante os meses de outubro a fevereiro o horário de verão não é aplicado no Estado do Amazonas e, portanto, esta diferença aumenta para duas horas.

Mais algumas fotos do evento:

Abaixo está uma compilação com algumas fotos do evento que ocorreram durante os anos:













Esse festival chega a atrair mais de 70 mil turistas, com sua grande maioria brasileiros e ainda muitos estrangeiros vindos de diversas partes do mundo e é em grande parte o responsável pelo desenvolvimento socioeconômico de Parintins, injetando anualmente mais de  50 milhões a economia do Amazonas.

Para compreender melhor como funciona essa festa, veja como exemplo a Alegoria do Boi Garantido, que usou o boneco Juma como sua estrela que os levaria a vitória.


Para se ter uma ideia, a rivalidade por aqui é tão grande que quando se está na área de um boi é proibido a todos citar o nome do outro e para não puxar muito pro lado do Garantido, veja agora um clip com o foco no outro boi, o Caprichoso.



E pra fechar, sabia que até a Coca Cola por aqui é diferente em cada lado?
E isso não acontece somente com a Coca-Cola, mas também com diversas outras marcas existentes na região:



O Festival de Parintins esbanja rivalidade, numa batalha cultural épica que alegra a todos que participam dessa batalha entre os dois bois.


Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:


Quando puder, não deixe de conhecer a magia do Festival de Parintins.



Até a próxima!

Fontes Pesquisadas:

Não deixe de ver também:

- A curiosa cachoeira submersa das Ilhas Maurício. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- As mais belas grutas e cavernas do Brasil. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Casuar, a ave mais perigosa do mundo atacando. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Quando visitaremos outra galáxia? Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo