Menu Principal

domingo, 17 de julho de 2016

Boi Garantido vs Boi Caprichoso: A guerra!

Você já ouviu falar da Guerra entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso?


Saiba então que essa é uma batalha cultural onde o azul e o vermelho disputam todos os anos em uma arena gigantesca, onde lendas, figuras mitológicas, magia e muita história curiosa acontece em um dos maiores festivais folclóricos do Brasil.


O Festival de Parintins é uma festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na Cidade de Parintins, no Amazonas. Ali ocorre uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas, sendo o ponto mais importante do evento a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Então...

De um lado temos o Boi Garantido:


Do outro o Boi Caprichoso:


E por fim, a arena de batalha, o Bumbódromo:



A apresentação ocorre no Bumbódromo e acabou por se tornar um dos maiores divulgadores da cultura local. Durante as três noites de apresentação os dois bois exploram temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. Saiba mais sobre esse Festival e os bois através do vídeo abaixo:



Como chegar em Parintins?

Como dito antes, Parintins está no meio da Selva Amazônica e possui um acesso razoavelmente difícil.


Parintins localiza-se à margem direita do Rio Amazonas, numa área de 5.978 km² e fica a 369 km da capital amazonense, Manaus, e a 420 km por via fluvial. Isso equivale a 15 horas descendo e 27 subindo o rio amazonas, se a viagem for feita em barcos regionais. Por via aérea, o tempo estimado é de uma hora e meia, partindo de Manaus.


A diferença horária é mais ou menos de uma hora em relação a Brasília, hora oficial do Brasil. Durante os meses de outubro a fevereiro o horário de verão não é aplicado no Estado do Amazonas e, portanto, esta diferença aumenta para duas horas.

Mais algumas fotos do evento:

Abaixo está uma compilação com algumas fotos do evento que ocorreram durante os anos:













Esse festival chega a atrair mais de 70 mil turistas, com sua grande maioria brasileiros e ainda muitos estrangeiros vindos de diversas partes do mundo e é em grande parte o responsável pelo desenvolvimento socioeconômico de Parintins, injetando anualmente mais de  50 milhões a economia do Amazonas.

Para compreender melhor como funciona essa festa, veja como exemplo a Alegoria do Boi Garantido, que usou o boneco Juma como sua estrela que os levaria a vitória.


Para se ter uma ideia, a rivalidade por aqui é tão grande que quando se está na área de um boi é proibido a todos citar o nome do outro e para não puxar muito pro lado do Garantido, veja agora um clip com o foco no outro boi, o Caprichoso.



E pra fechar, sabia que até a Coca Cola por aqui é diferente em cada lado?
E isso não acontece somente com a Coca-Cola, mas também com diversas outras marcas existentes na região:



O Festival de Parintins esbanja rivalidade, numa batalha cultural épica que alegra a todos que participam dessa batalha entre os dois bois.


Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:


Quando puder, não deixe de conhecer a magia do Festival de Parintins.



Até a próxima!

Fontes Pesquisadas:

Não deixe de ver também:

- A curiosa cachoeira submersa das Ilhas Maurício. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- As mais belas grutas e cavernas do Brasil. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Casuar, a ave mais perigosa do mundo atacando. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Quando visitaremos outra galáxia? Clique AQUI ou na imagem abaixo:



4 comentários:

  1. Deve ser maravilhoso esse lugar! E as mulheres são lindas! Eu sou apaixonado por Parintins!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser uma verdadeira aventura conhecer um lugar como esses pessoalmente. Realmente, as mulheres dessa região são muito bonitas mesmo!

      Excluir
  2. Por tantas besteiras que se lê, ou se ouve, ou vê na mídia, sempre tem alguém que publica algo interessante. Sigo vc. Parabéns. Sigo suas novidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja gostando do conteúdo que publico aqui. Em breve estarei trazendo mais matérias interessantes. Não perca!

      Excluir

Botão Voltar ao Topo