Menu Principal

terça-feira, 19 de julho de 2016

Conheça o Peixe-Gota, o animal mais feio do planeta

A mãe natureza é perfeita e nela temos inúmeras espécies, que em sua grande maioria possuem certa beleza para se apreciar.


Mas nela também encontramos algumas criaturas bem feiinhas, como o Peixe-Gota [“Blobfish”, em inglês], que mais parece uma pelota de gosma do que uma criatura vivente e ainda possui um rosto que lembra muito o de um ser humano.

Adentre agora no oceano profundo e saiba mais sobre esse animal incrível, que foi eleito por muitos como o animal mais feio do planeta!

O Peixe-gota (Psychrolutes marcidus) é uma espécie de peixe que habita as águas profundas ao largo das costas da Austrália e Tasmânia, assim como as águas da Nova Zelândia, raramente sendo visto por seres humanos.


Eles vivem em profundidades entre 600 e 1.200 metros, onde a pressão é dezenas de vezes maior do que a do nível do mar, fazendo com que bexigas de gás se tornem ineficientes para manter a flutuabilidade.


Para suportar a pressão alta dessas profundezas o Peixe-gota conta com seu corpo que é realmente uma massa gelatinosa com uma densidade ligeiramente inferior à da águaEsta relativa falta de músculos não é uma desvantagem pois ele ingere a matéria comestível que flutua em sua frente. 


Sua alimentação principal é composta por siris e um curioso crustáceo chamado Pennatulacea, que também reside nas profundezas do oceanos, além de algas e matéria orgânica.

Duas características interessantes desse animal são: o fato dele possuir feições que lhe dão um ar triste e carrancudo e o fato de se sentar sobre seus ovos até o momento da eclosão. O Peixe-gota infelizmente enfrenta o risco de extinção devido à pesca predatória com redes de arrasto.


Essa modalidade de pesca, como o próprio nome sugere, carrega tudo o que encontra pelo caminho levando inclusive organismos que vivem no fundo do mar e não são o objetivo da pesca, como corais e o próprio Peixe-gota.

Esse animal ficou mundialmente conhecido após ter sido eleito numa iniciativa da Ugly Animals Preservation Society em 2013, como o "Peixe mais feio do mundo", que tinha como objetivo chamar a atenção para espécies pouco visíveis e conhecidas, mas que também têm seu papel no ecossistema.


Outro ponto interessante que devemos considerar é que devido a sua baixa densidade de carne, a forma do Peixe-gota fica bem diferente quando ele está fora da água. Sua feiura já criou muita discussão na mídia e isso de deve por esse peixe viver em águas profundas, onde existe uma pressão muito alta da água, que é dezenas de vezes mais forte do que a da superfície.

Com isso, quando encontramos ele em águas rasas ou na superfície sua forma gelatinosa se esvai um pouco e ele fica mais se parecendo com uma gosma do que com um peixe, mas em seu devido habitat o Peixe-gota é assim:



E pra fechar com chave de ouro, seguindo a mesma ideia daquela ONG que divulgou esse animal para o mundo, veja mais algumas criaturas estranhas e diferentes que também habitam o fundo do mar:



Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:



Boa sorte e até a próxima!
Fontes Pesquisadas:


Não deixe de ver também:

Casuar, a ave mais perigosa do mundo atacando. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


O Fantástico e Estranho Ornitorrinco. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Os olhos mais incríveis do reino animal. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Nove anjos capturados por câmeras na vida real. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo