Menu Principal

terça-feira, 26 de julho de 2016

La Tomatina: A guerra de tomates da Espanha

Conheça uma guerra bem diferente e interessante, realizada todos os anos na última quarta-feira de agosto, em Buñol, na Espanha.


Essa é considerada a maior guerra usando alimentos do mundo, onde a principal atração da festa é atirar tomates para todos os lados, com muita brincadeira, diversão e claro, muita sujeira!


Buñol é um município localizado próximo da província de Valência, na Espanha, e é a sede de uma das festas mais divertidas e controversas que o país possui: A Tomatina [ou "La Tomatina", em espanhol]. A festa ocorre sempre na última quarta-feira de agosto de cada ano e participam desse evento cerca de 40 mil pessoas, procedentes de todos os lugares do mundo, que juntas "batalham" armadas com cerca de 120 toneladas de tomates.

O Festival ocorre desde 1945 e durante a festa os moradores e participantes do evento devem atirar tomates uns sobre os outros, pintando uns aos outros e as fachadas das casas da cidade com o vermelho da polpa do tomate.

A origem do festival vem de uma brincadeira de crianças, quando algumas crianças usaram seus almoços para guerrear na praça da cidade e com os anos foi crescendo cada vez mais, chegando a quadruplicar a população da cidade quando ocorre esse evento.

O resultado é uma verdadeira bagunça!
















A batalha, sem vencedores nem vencidos, não tem nenhuma arma além dos tomates maduros oferecidos por uma cooperativa de agricultores próxima dali. Muitos participantes usam os tomates de várias formas, seja esfregando na pele de um colega, outros já aplicam cuidadosas máscaras capilares e uma minoria ainda nada nas poças de molho.



Essa loucura coletiva que por alguns instantes parece incontrolável tinge totalmente as ruas, fachadas e balcões como se tivesse vida própria, até se transformar em um magma avermelhado em que os participantes podem acalmar seus ânimos.

Se você fosse um dos participantes do evento veria as coisas mais ou menos dessa forma:


Tudo é muito bem preparado e organizado para que o evento ocorra do modo que as autoridades da cidade desejam. Veja agora esse vídeo institucional de divulgação do evento da "La Tomatina".


Apesar de inicialmente parecer bem bagunçado, nessa festa também existem certas regras e recomendações, como por exemplo amassar os tomates antes de lançá-los para não machucar ninguém, nunca lançar nada diferente de tomates, não rasgar nenhuma roupa e abrir espaço para que os caminhões possam passar. Muitos ainda usam óculos ou algum outro tipo de proteção para não arder os olhos e claro, é recomendável que se use uma roupa velha para ir no evento, já que [com toda certeza] você se sujará todo por aqui.

Quando o festival termina a prefeitura e os moradores da cidade entram em ação. Caminhões de bombeiro limpam a cidade usando mangueiras e em pouco tempo a cidade volta a ficar limpa novamente.

La Tomatina em outros lugares do mundo



A Tomatina fez tanto sucesso que estão surgindo várias reproduções dessa festa em outros lugares do mundo, como em Nevada e Chicago [Estados Unidos], Costa Rica, Colômbia, dentre outros países, que ainda não são grandes como a Tomatina original, mas que crescem mais a cada ano.

Depois da festa, ainda vale uma visita pela cidade onde se pode conhecer "El Castillo de Buñol", um fortaleza em ruínas da época do Século XVI e a Ermita de San Luis Beltrán.


El Castillo de Buñol.
Além disso, ainda é possível apreciar a culinária espanhola, que é influenciada pelo mar e pelos sabores do interior do país. Da influência costeira vem o arroz com verduras e frutos do mar, a famosa paella, e do interior temos os sabores que vem da caça, na forma de tortas de carnes, de galinha e de outros animais.

E para terminar.

É verdade que se desperdiçam muitos tomates ao lançá-los na Tomatina?

Ao que parece não, já que os tomates utilizados nessa festa não cumprem os requisitos de consumo do mercado nacional espanhol. Esses tomates são guardados durante duas semanas em uma câmara frigorífica e com um acordo feito entre uma empresa de tomates e a prefeitura, o tomate que seria jogado fora por ela é destinado para a Festa da Tomatina.


Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:


Boa sorte e até a próxima!

Fontes Pesquisadas:

http://mitofago.com.mx/nota/festividades/7-datos-curiosos-tomatina-espana-debes-conocer
http://www.planetacurioso.com/2015/08/26/7-curiosidades-que-no-sabias-sobre-la-tomatina/
http://mitofago.com.mx/nota/festividades/7-datos-curiosos-tomatina-espana-debes-conocer

Não deixe de ver também:

- Boi Garantido vs Boi Caprichoso: A guerra! Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Exemplos de superação: 6 moradores de rua que se tornaram famosos. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- O que aconteceu com Tyler James Willians, o Chris? Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Se surpreenda com a beleza das mulheres do Cazaquistão. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo