Menu Principal

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Maine Coon, a raça dos gatos gigantes

O Maine Coon é uma raça de gato estadunidense de pelos longos e de tamanho bem grande.


Saiba mais sobre esse incrível animal nesse especial feito para quem ama gatos.

Essa é a raça de gato mais antiga nativa dos Estados Unidos que possui pelos longos, além de serem a maior dentre todas as raças de gato. Foi reconhecida oficialmente no Estado de Maine [nos Estados Unidos], onde era famoso pela sua capacidade de caçar ratos e de tolerar climas rigorosos.




Os Maine Coon também são conhecidos como "o gigante gentil" por serem extremamente dóceis, meigos, companheiros e por se darem bem com outros animais de estimação, como o cão. Possuem fácil adaptação e são muito amigáveis, mas são carentes de cuidados e atenção, necessitando sempre de companhia. Seu miado é um dos mais curiosos, por ser semelhante ao de um grilo, será?



Os olhos são grandes e expressivos, geralmente são de cor verde ou dourada, além de possuir uma pelagem densa. O padrão mais comum de cores é o marrom [Castanho em Portugal], com marcações do tipo Tabby, mas a raça é reconhecida em todas as cores, com exceção de chocolate, lavanda, pontilhado e o padrão siamês.

  




Os Maine Coon possuem uma cabeça grande para o corpo, orelhas para cima dos pelos, corpos compridos e cauda ereta, também comprida geralmente do tamanho do corpo. Sua pelagem é sedosa, caindo levemente. É curta nos ombros e mais longa na região do estômago.

Eles são uma das maiores raças de gato doméstico, com seus machos pesando entre 6 e 11 kg e fêmeas pesando de 4,5 a 6,8 kg. A pelagem é sujeita a variações sazonais, com a pele sendo mais espessa durante o inverno e mais finos durante o verão. Devido ao seu grande tamanho as garras dos Maine Coons costumam ser maiores do que a de outras raças de gatos.


 


Para saber mais sobre o comportamento, saúde e cuidados que temos que ter com esse animal assista a palestra que a médica veterinária Andreia Gonçalvesfez para o programa Animais de Companhia.

PARTE 1



PARTE 2




O Maine Coon tem o tempo de vida médio do gato comum, pois não deixam de ser felinos. Se bem tratados e alimentados com nutrição balanceada obtida por uma ração de primeira linha de sua marca preferida, tendo boa qualidade de vida e com acompanhamento regular do veterinário de tempos em tempos, eles viver muitos anos em sua companhia, atingindo uma expectativa de vida de 10 a 15 anos de idade.







Embora possam alcançar grandes tamanhos, os Maine Coon não deixam de ser gatos e como tal não requerem espaços especiais, podendo ser criados dentro de casa. Um dado interessante é que muitas pessoas que moram em apartamentos acabam optando por um Maine Coon por ser muito inviável de se ter cães nesse tipo de ambiente.

O Maine Coon é um bicho de estimação capaz de substituir essa ausência e pode ainda ser adestrado em pequenas atividades, assim como um cão. Das pessoas que adquirem, jamais houve casos de adaptação que não pudessem ser recomendados nestes ambientes. A única preocupação no caso, seria quanto à colocação de telinhas de segurança na sacada e janelas [sacrificando um pouco a estética visual em virtude da tranquilidade e da segurança], pois proprietários desinformados ou pouco orientados tem perdido seus Maine Coons deste modo trágico: com quedas!





E pra fechar, só faltou mostrar mais Maine Coons com outros seres humanos, seus donos:















Se quiser conhecer outros posts dessa mesma categoria clique na Coleção abaixo:


Fontes Pesquisadas:



Por hoje é tudo, boa sorte!

Não deixe de ver também:

- A Ararajuba, símbolo da Amazônia. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Conheça o Panda Vermelho. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Conheça o Aquário Okinawa Churaumi, no Japão. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Incríveis praias bioluminescentes pelo mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



6 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que você gostou. Mais pra frente vou ver se trago mais animais bonitos pra vocês.

      Excluir
  2. Eu tenho um a 5 anos e vou falar que é uma raça muito peculiar, ja tive persas, srd e angora mas o Maine coon é muito diferente de todas as outras. Indico para todos que gostam de gatos pois irão se surpreender com a maneira que eles interagem com nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem noção de qual é o valor de mercado do gato Maine Coon no Brasil? O pessoal tá perguntando muito mas não faço ideia qual seja o valor desse gato por aqui.

      Excluir
    2. Que animal maravilhoso! Muito bonito







      1

      Belo animal! Maravilhoso!


      Excluir
    3. Esse é um animal especial pra quem ama gatos!

      Excluir

Botão Voltar ao Topo