Menu Principal

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Como funciona o olfato e a visão canina

Você já reparou que o cão sempre está cheirando tudo a volta e às vezes ele se comporta assim, digamos, um pouco estranho?




Isso acontece porque os sentidos dos cães funcionam de maneira um pouco diferente dos nossos, seres humanos. Saiba melhor como funciona o olfato e a visão canina através deste post feito para você que gosta de cachorros.


Olfato Canino:


Fique primeiro com esse vídeo produzido pelo Yahoo:


O cão não tem simplesmente uma versão "aumentada" do olfato humano, e sim melhorada. Para eles não é que o cheiro fica mais forte. É como se tivessem diferentes camadas, o que provavelmente dá aos cães uma gama muito maior de tipos de informação.

Fazendo uma analogia, é como se comparássemos a forma que uma pessoa que está a desfrutar de uma pintura: de longe a vemos de um jeito, mas a apreciamos de uma maneira diferente quando podemos ver de perto as pinceladas.



Isso faz com que a experiência do cão seja fundamentalmente diferente da nossa. Quando saímos para uma caminhada, por exemplo, tiramos praticamente todas as nossas informações através da visão, mas os olhos do cão servem apenas de apoio.


Imaginar o mundo perfumado na pele de um cão é olhar em volta e imaginar que tudo que você vê tem um perfume próprio. E não apenas cada objeto; partes diferentes de um mesmo objeto podem conter diferentes tipos de informação.



Se citássemos uma flor, por exemplo: cada pétala pode ter um perfume diferente, dizendo ao cão que já foi visitada por insetos diferentes, que deixaram traços reveladores de pólen de outras flores. Além de sentir o perfume individual dos seres humanos que já tocaram a flor, o cão poderia até mesmo adivinhar por quais coisas eles passaram.

E agora o outro assunto interessante:

Visão Canina:

Os cães são muito superiores a nós humanos em questão do olfato, mas sua capacidade visual é um pouco diferente da nossa. Saiba através do vídeo abaixo, produzido pelo Yahoo, como os cães enxergam o mundo:


Cães vêem o mundo de maneira bem diferente da nossa. De certo modo, é como se eles estivessem vivendo em um mundo paralelo. Assim como percebem coisas que não temos capacidade de notar, nós notamos coisas que eles não podem perceber.

Já sabemos que eles não enxergam preto e branco. E pra fecharmos, veja uma comparação do espectro de cores que os seres humanos e os cães podem enxergar:




Se quiser conhecer outros posts dessa mesma categoria clique na Coleção abaixo:


Boa sorte e...

Fontes Pesquisadas:

http://hypescience.com/mundo-animal-a-experiencia-de-cheiro-de-um-cao/
http://blogolhocalmo.blogspot.com.br/2014/09/como-funciona-visao-dos-caes.html

Não deixe de ver também:

- Top10 as raças de cães mais caras do mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Maine Coon, a raça dos gatos gigantes. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


7 Fatos que você não sabia sobre Aurora Polar. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



As mais belas grutas e cavernas do Brasil. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo