Menu Principal

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Qual é a profundidade do oceano?

O oceano é um lugar incrível, cheio de vida e curiosamente, pouco explorado pelos humanos. Para se ter uma ideia, nós só conhecemos pouco mais de 1% do que existe nos nossos mares e muitos lugares do fundo do oceano ainda são praticamente descobertos pela ciência.


Então fica aí a pergunta. Qual é a profundidade do oceano? Confira esse post e saiba um pouco mais sobre as profundezas de nosso planeta.


Para começar assista a esse vídeo do Marcelo Machado que explica de forma bem simples e criativa o que pode ser encontrado a medida que descemos no fundo do oceano.



Nosso planeta é 80% coberto por mar, e destes, a maior parte tem cerca de 3 mil metros de profundidade. Da área oceânica pouquíssimo é conhecido pela ciência. Aqui existem muitas coisas para serem descobertas, como montanhas submarinas, muitos tipos de ambientes e uma biodiversidade exuberante que até a pouco tempo atrás ainda era desconhecida pela comunidade científica.



O ponto mais fundo do oceano é a fossa das Ilhas Marianas, localizada no Oceano Pacífico, cerca de 2.500 km a leste das Filipinas. É uma espécie de vale submarino e está, na sua parte mais profunda, 11.500 metros abaixo da superfície do mar, o que equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido por Jacques Piccard, oceanógrafo suíço, e Donald Walsh, tenente da Marinha americana. “Ambos comandaram o submersível Triest I, que desceu 35.800 pés.


A medida em que vamos nos aprofundando no oceano, deixamos para trás as águas iluminas e cheias de vida da superfície, onde aos poucos o oxigênio e a luz vão ficando cada vez mais escassos e a pressão começa a aumentar, chegando ao ponto em que facilmente esmagaria um ser humano, nesse lugar encontramos o mundo misterioso do oceano profundo.

O fundo do mar tem 300 vezes o tamanho do espaço habitado pelas espécies de terra. É de um frio inimaginável e envolto em escuridão quase total. No entanto, a escuridão está viva, cheia de exércitos incalculáveis de criaturas fantásticas.

Algumas são ridiculamente grandes, algumas possuem corpos cintilantes, outras são mais assustadoras que o mais temido bicho-papão que já imaginamos quando éramos crianças. Confira como são algumas das espécies que habitam esse local:






























A profundeza do oceano é basicamente um mundo alienígena relativamente acessível se comparado a outros planetas do Sistema Solar. É a fronteira final do nosso planeta.


Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:



Como iremos explorar a última fronteira da Terra?



Isso é tudo. Boa sorte e até a próxima!

Fontes Pesquisadas:

http://hypescience.com/os-segredos-e-misterios-do-oceano-profundo/
http://www.gereportsbrasil.com.br/post/113162447524/a-%C3%BAltima-fronteira-como-vamos-explorar-as


Não deixe de ver também:

E se fosse verdade? Se os Pokémons fossem reais! Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Saiba tudo sobre o temível Tubarão Branco. Clique AQUI ou na imagem abaixo:




Já ouviu falar do peixe leão, um invasor dos mares? Clique AQUI ou na imagem abaixo:


O Polvo, um animal enigmático e incrível. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



2 comentários:

Botão Voltar ao Topo