Menu Principal

terça-feira, 13 de setembro de 2016

As 5 aranhas mais venenosas do mundo

Como estávamos acompanhando o Diário do Curioso e no último post descobrimos quais eram as 5 cobras mais venenosas do mundo, chegou a vez de ver outro animal igualmente perigoso nesse quesito: as aranhas!



Você irá se surpreender!

Ajuste o som e bom vídeo:



E agora saiba mais um pouco sobre cada uma delas:

5) Aranha das Costas Vermelhas


Essas aranhas são parentes da famosa viúva-negra e são bastante venenosas. É considerada uma das aranhas mais perigosas da Austrália, e tem sido encontrada em outros países, levada em meio a carga. Antes que um antídoto fosse criado 14 pessoas foram portas pela picada dessa aranha.

O corpo das fêmeas mede cerca de 1 cm enquanto o do macho é menor, tendo apenas de 3 a 4 milímetros de comprimento. Essa espécie é uma das poucas que pratica o canibalismo sexual durante a reprodução.

4) Viúva-negra


As viúvas negras são aranhas notórias identificadas pela marca colorida em forma de ampulheta em seus abdomens. Várias espécies respondem ao nome, e eles são encontrados em regiões temperadas de todo o mundo.

A mordida deste aranha é muito temida, pois seu veneno é relatado ser 15 vezes mais forte do que uma cascavel. Nos seres humanos, as mordidas produzem dores musculares, náuseas e uma paralisia do diafragma que pode tornar a respiração difícil. No entanto, ao contrário da crença popular, a maioria das pessoas que são mordidas não sofrem nenhum dano de morte. 


Mas mesmo assim é bom ficar atendo: As mordidas delas podem ser fatais principalmente em crianças pequenas, idosos e enfermos. Felizmente casos de morte são bastante raros por elas não serem agressivas e morderem o agressor apenas em defesa própria quando alguém acidentalmente pisa ou senta sobre elas.

3) Aranha Teia de Funil


Encontrada em uma área de 100 km de raio da região de Sydney, na Austrália, essa aranha apresenta um tamanho que varia entre 1 e 5 cm. Sua cor também pode variar [azul-negro, preto, marrom ou ameixa], mas todas apresentam uma tonalidade bem escura e possuem um brilho bem característico.

Sua picada em seres humanos pode ser fatal. O envenenamento começa com uma dor no local da picada e geralmente não apresenta avanços sistêmicos severos. Para os casos mais graves, os sintomas aparecem rapidamente, algo em torno de 28 minutos, e a vítima pode apresentar náuseas e vômitos, assim como sudorese, salivação, lacrimejamento e alteração nas pupilas. Edemas de pulmão também são possíveis, acompanhados por insuficiência respiratória. Coma ou perda de consciência ocorre em 10% dos pacientes.



Os machos apresentam um comportamento sazonal por conta de sua busca de fêmeas. Sendo assim, este gênero têm mais probabilidade de encontrar com humanos e como resultado são eles os responsáveis pela maior parte das picadas, além de apresentarem um veneno mais potente que o das fêmeas.

2) Aranha de 6 olhos da areia



Faz parte da família Sicariidae, que inclui as espécies de aranhas que possuem apenas 6 olhos. O corpo da aranha-da-areia é achatado para facilmente se esconderem debaixo da areia, e estas vivem em regiões remotas, longe do contato com humanos, e não são agressivas. No entanto, o seu veneno é perigoso, originando necroses, coágulos na pele, sangramento pelos orifícios, e até morte.

1) Aranha Armadeira



A Armadeira é uma das aranhas mais venenosas do mundo e seu nome é uma referência a um comportamento desta aranha quando está em posição de ataque: erguendo suas patas dianteiras:



São agressivas e seu veneno potente e tóxico age rapidamente no sistema neurológico da vítima. O veneno também pode afetar o sistema cardíaco. A picada desta aranha pode levar uma pessoa a óbito caso não haja socorro médico rápido e eficiente.

A Aranha Armadeira possui um corpo de 4 a 5 cm e suas pernas podem chegar a 17 cm. Sua coloração vai do cinza ao marrom e nas patas existem pequenas faixas na cor branca. É uma espécie originária da América do Sul, sendo também muito encontrada no Brasil. Em nosso país é uma das aranhas que mais provocam acidentes.


Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:


A campeã das aranhas quesito veneno e agressividade é natural de nosso país. Então fica aí um aviso: elas costumam entrar em residências em busca de alimentos como insetos de pequeno porte [mocas, mosquitos, grilos] e artrópodes, ou de um parceiro para acasalar. Também são encontradas em terrenos abandonados e nas touceiras de bananeiras.




Tome cuidado e torça para que nenhuma delas entre na sua casa: será um baita susto! Boa sorte e até a próxima!

Fontes Pesquisadas:

Não deixe de ver também:

Qual a maior altura que um pássaro pode voar? Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Top10 as raças de cães mais caras do mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Conheça Konyaalti, a incrível praia de pedras coloridas da Turquia. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Conheça Konyaalti, a incrível praia de pedras coloridas da Turquia. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo