Menu Principal

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Conheça a Fasnacht, a maior festa da Suíça

Saiba mais sobre o maior festival da Suíça, o Fasnacht.


Esse festival conta com cerca de 20 mil foliões mascarados participando do evento, com celebrações que começam às 4:00h da manhã e continuam rolando durante 72 horas, com muita bebida e cantoria. 


Também chamado de Carnaval de Basileia, é o maior evento de Carnaval da Suíça e ocorre na cidade de Basel [Basileia], a terceira maior cidade do país, sendo considerada sua capital cultural.


Fasnatcht está localizada na encruzilhada entre a Suíça, França e Alemanha. Seu passado imperial glorioso ainda é evidente na sua prefeitura medieval e nas requintadas casas patrícias do século 18.





O carnaval de Basel é o mais famoso do país e geralmente começa na semana seguinte à quarta-feira de cinzas, em plenas 4:00 horas da manhã e é realizado um ritual conhecido como Morgestraichuma tradição desde 1835, em que todas as luzes da cidade se apagam e as pessoas desfilam pelas ruas com lanternas. A festa dura exatamente 72 horas.





Os participantes trazem sobre a cabeça lanternas feitas por artistas locais e saem pela cidade tocando e encantando os visitantes. São várias bandas que passam pelo centro da cidade e com músicas carnavalescas com flautas, tambores e blocos que tocam músicas típicas chamadas GuggenmusikMuitos restaurantes e bares na cidade permanecem abertos por 72 horas seguidas, enquanto dura o evento.








Todas as máscaras, fantasias, instrumentos e carros alegóricos são confeccionados pelos próprios participantes. Os temas de cada clique também são escolhidos pelos integrantes e, normalmente, são temas delicados e abordados de forma crítica. Por exemplo, o vídeo de divulgação do evento de 2015 para 2016 ficou assim:


Os carros alegóricos são conduzidos por tratores que trazem dentro algumas figuras emblemáticas do carnaval de Basel: os Waggis, que, de dentro dos carros, saem jogando confete e presentes para os visitantes; e os presentes podem ser desde flores [rosas e mimosas], legumes, doces [Dääfeli] e bebidas, até — pasme! — bichinhos de pelúcia super-cobiçados pelos espectadores!






Essas figuras estranhas, cabeludas e sorridentes, normalmente com um lenço vermelho e roupas que lembram os agricultores da província francesa de Alsácia são conhecidas como Waggis e fazem parte do folclore da região. As crianças gostam muito delas e assim que as veem já gritam: Waggi! Waggi! Waggi! E pedem a sua prenda!

E pra fechar o Carnaval de Fasnacht com chave de ouro, fique com mais esse vídeo, dessa vez mostrando o Festival ponto de vista de um participante:



Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:


Ou então nesse mapinha, que te levará a uma espécie de índice onde estão citados todos os destinos do Blog:



Boa sorte e até a próxima!


Fontes Pesquisadas:


Não deixe de ver também:

- Conheça o Holi, o Festival das Cores da Índia. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Como era a nossa vida antes da Internet? Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Conheça Jericoacoara, no Ceará, uma das praias mais bonitas do mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Como funciona o olfato e a visão canina. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo