Menu Principal

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Conheça alguns dos insetos mais surpreendentes do mundo

Muitas pessoas consideram os insetos como as criaturas mais nojentas e terríveis do planeta e podemos entender bem porque isso acontece.


Afinal, eles são o grupo de seres mais bem adaptados e abundantes do mundo, representando mais da metade dos organismos conhecidos, com mais de 1 milhão de espécies catalogadas pela ciência e muitos deles incomodam a nós seres humanos, seja com picadas ou espalhando doenças.

Mas nosso foco aqui será um pouco diferente. Conheça alguns dos insetos mais surpreendentes do nosso mundo.

Mantis Flor



Mantis de flores são as espécies de louva deus que imitam flores. Seu comportamento varia, mas geralmente caminham até uma flor adequada e ali permanecem imóveis até a presa chegue dentro de seu alcance. O que acontece depois você já sabe não é?


Gafanhoto do Deserto



Potencialmente é um dos insetos mais destrutivos. Ameaçou a produção agrícola na África, Oriente Médio e Ásia durante séculos. É capaz de comer seu próprio peso a cada dia, para se ter uma ideia, um único enxame de gafanhotos do deserto pode ter 740 km² de tamanho e é capaz de consumir 423 milhões de plantas em um único dia.



Besouro Taurus



O Besouro Taurus [ou Besouro Rola Bosta] é considerado um dos insetos mais fortes em termos de força proporcional, podendo carregar 1.142 vezes o seu tamanho. Isso seria o equivalente a um adulto conseguir empurrar seis ônibus de dois andares cheio de pessoas dentro do veículo.


Gorgulho Girafa


Nativos de Madagascar, os machos usam seus pescoços anormalmente longos para atacar outros machos durante a época do acasalamento. As fêmeas, de pescoço mais curto, enrolam uma folha para fazer um ninho de tubo para o seu único ovo. O pescoço do gorgulho girafa pode crescer até cerca de 2,5 centímetros de comprimento. Para as fêmeas dessa espécie, suas costas vermelho-vivo são tão atraentes como o seu pescoço.

Besouro Bombardeiro


Conhecidos como Besouros Nervosos ou Besouros Bombardeiros, são insetos que disparam jatos de uma substância superquente pelo traseiro quando se sentem ameaçados.




Como você pode ver, os besouros-bombardeiros são equipados com duas glândulas nas extremidades de seus abdomes, que contêm diferentes substâncias químicas que provocam explosões na forma de spray, ejetado a temperaturas de até 100ºC.

Besouro Golias


Deve ser assustador imaginar um bicho desses indo em sua direção, não é mesmo? O Besouro Golias é considerado um dos maiores mais pesados insetos do mundo. Vive em toda África e chega a atingir os 15 cm de comprimento.


Esse inseto é tão grande quanto a mão de uma pessoa adulta. Os machos ainda possuem chifres em forma de "Y" que utilizam para lutar com outros machos por território e na época do acasalamento. Seu peso pode alcançar os 100 gramas. Um detalhe interessante é que esse animal é um ótimo escalador e voa muito bem, apesar de seu tamanho e peso.

Treehopper



Esse pequeno inseto é semelhante a uma cigarra, mas possui uma estrutura estranha na sua parte traseira, que lhe confere uma aparência muito bizarra. Os cientistas não sabem ao certo para que isso serve.

Alguns acreditam que esses "incrementos" não apresentam nenhuma função fisiológica e podem funcionar como defesa contra os predadores, como pássaros, por exemplos. Outros afirmam que se parece uma formiga, que geralmente não é a comida preferida dos predadores.



Também existem aqueles que acreditam que as projeções possuem alguma função atrativa na reprodução da espécie, mas nada ainda é comprovado. E como os ornamentos possuem cerdas, pode ser também que exista uma função sensorial nessa estrutura.

Besouro-Tigre



Proporcionalmente, é o ser vivo mais veloz do mundo. Consegue correr a 8 km/hora, o que daria cerca de 490 km/hora se ele tivesse o tamanho de um ser humano. Sua velocidade é tamanha que o besouro precisa parar e olhar ao seu redor para se localizar após dar uma corridinha.

Apesar de gostar de caçar suas presas no chão, esse inseto alado é bem habilidoso e também pode abater qualquer coisa do seu tamanho em pleno voo. Suas mandíbulas são capazes de decepar partes do corpo de outros insetos como se fosse manteiga 


Por ser um caçador tão voraz e efetivo os agricultores aprenderam a usar esse besouro para combater pestes em plantações, e ele realmente é capaz de dizimar tudo por lá!


Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:


Boa sorte e até a próxima! 


Fontes Pesquisadas:

http://www.redbull.com/br/pt/stories/1331682063834/6-curiosidades-bizarras-sobre-o-mundo-animal
https://www.epochtimes.com.br/nove-criaturas-fascinantes-unicas-madagascar/#.V_-G4OArKM8
https://www.youtube.com/watch?v=lNfvDT1zHt0
http://diariodebiologia.com/2010/09/besouro-bombardeiro-o-unico-animal-capaz-de-produzir-uma-bomba/
https://www.youtube.com/watch?v=cZI6NopN1Ls
http://www.gadoo.com.br/entretenimento/10-insetos-que-parecem-de-outro-planeta/
http://diariodebiologia.com/2012/10/uma-explosao-evolutiva-sera-que-este-inseto-e-real/
http://www.oversodoinverso.com.br/5-insetos-que-voce-vai-agradecer-por-nao-ter-o-seu-tamanho/ 


Não deixe de ver também:

Conheça algumas das aves mais belas do Brasil. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


O que aconteceria se as baratas sumissem para sempre Clique AQUI ou na imagem abaixo:




O que aconteceria se as baratas sumissem para sempre? Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Existe beleza até nas Asas de uma simples Borboleta. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


4 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que você gostou! Mais pra frente vou fazer mais matérias falando sobre algum tipo de inseto. Gosto de variar bastante pra dar mais dinâmica as postagens.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo publicado aqui. Obrigado.

      Excluir

Botão Voltar ao Topo