Menu Principal

sábado, 8 de outubro de 2016

Galeria dos feios: Conhecendo o Macaco de Tromba

Dessa vez você conhecerá um animal bem diferente.


Saiba mais sobre esse macaco feio e ameaçado de extinção.


O Macaco de Tromba, também conhecido como Macaco de Nariz comprido é um animal singular que possui pelagem marrom avermelhada e é originário da Ilha de Bornéu, no Sudoeste da Ásia. Ele também é encontrado em todos os três países que dividem a ilha: Brunei, Indonésia e Malásia.

Distribuição do Macaco Narigudo.

Essa espécie é restrita a ambientes de várzea que podem enfrentar marés como mangues e florestas ribeirinhas. Também pode ser encontrado em florestas pantanosas raquíticas, plantações de borracha, florestas de montanha de calcário, pântanos, brejos, florestas altas, florestas tropicais e penhascos íngremes.

É comum que fiquem a menos de 1 km de alguma fonte de água e talvez sejam um dos primatas mais aquáticos, sendo nadadores excelentes e ainda capazes de mergulhar até 20 metros de distância debaixo d'água.


Entre seus predadores podemos encontrar crocodilos, leopardos, águias, lagartos e grandes cobras. Geralmente vivem em um harém que compreende um macho adulto, várias fêmeas e seus filhotes.

São considerados macacos de grande porte. Os machos possuem um comprimento de 66 a 76,2 cm e um peso aproximado de 7 a 12 kg. O que mais se destaca é o nariz do macho, que pode chegar aos 10 cm de comprimento. Entretanto as fêmeas possuem um nariz bem menor do que os machos, mas ainda assim muito grande para o padrão dos macacos.


Infelizmente, devido a caça e ao desflorestamento a população de macacos-narigudos diminuiu consideravelmente e agora esses animais são considerados uma espécie ameaçada de extinção. Os macacos de tromba habitam o mangue e seu nome deriva do fato dos machos possuírem um nariz longo e flexível. Uma característica interessante é que eles emitem um som usando seu nariz como instrumento.



O sistema digestivo digestivo do macaco de tromba é dividido em compartimentos, com bactérias que digerem celulose e neutralizam as toxinas de certas folhas. Isso permite que o macaco comer folhas e permanecem no dossel da floresta. O conteúdo de seu estômago pesa cerca de um quarto de todo o seu corpo. Um efeito colateral do sistema digestivo é que ele é o único incapaz de digerir a fruta madura. Sua dieta consiste principalmente de sementes, folhas, brotos de mangue e de frutos verdes.









Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:



Não deixe de ver também:

Conheça o Peixe-Gota, o animal mais feio do planeta. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Saiba a verdade por trás dos Sapos de Hamburgo que explodem!!! Clique AQUI ou na imagem abaixo:


O que aconteceria se as baratas sumissem para sempre. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


O que é o DNA e como ele funciona? Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo