Menu Principal

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Halloween, o dia das bruxas!

Saiba mais sobre essa comemoração tão especial que já é celebrada em diversos países e continua crescendo e encantando pessoas de diferentes culturas.


Conheça um pouco mais sobre as tradições dessa festa, seus significados, a origem e a história por trás dela e como esse festival anda pelos dias de hoje.


O Halloween começou a ser comemorado há mais de 2.500 anos atrás, na Irlanda. Nessa época os celtas acendiam fogueiras, usavam máscaras e distribuíam doces com o objetivo de homenagear os espíritos e também afastar as almas do mal e se chamava Samhain. A partir daí essa tradição foi se propagando para outros países e se adaptando nas mais diversas culturas.

Na tradição antiga, os espíritos dos mortos retornavam à Terra e tornava-se um momento propício para os Druids, os líderes religiosos celtas fazerem previsões sobre o futuro, principalmente no que dizia respeito ao longo inverno pela frente.

Antigo Samhain, na Irlanda.
A dominação da Igreja Católica nos territórios celtas fez com que os costumes do Ano Novo celta e do Dia de Finados se mesclassem. O resultado são os três dias de festividades, encabeçados pelo Halloween e que se encerra com o Dia de Finados. 

Nos países norte-americanos, o Halloween é celebrado com alguns ritos típicos, como o "pumpkin carving", quando famílias esculpem desenhos em abóboras para colocar velas dentro, a fim de formar desenhos criados com as sombras. Além disso, na noite do dia 31 acontece o "Trick or Treating", quando crianças fantasiadas percorrem as ruas, batendo de porta em porta pedindo doces ou travessuras.






O feriado não é muito difundido no Brasil e inclusive há quem rejeite a celebração dele. A alegação é de que é um costume muito distante da cultura brasileira. A designação de "Dia das Bruxas" nasceu nos Estados Unidos, quando em 1.840 os costumes do Halloween foram levados para lá pelos imigrantes irlandeses, já a engraçada brincadeira de "doces ou travessuras" foi adaptada de um costume europeu do século IX.

Um dos maiores símbolos do Halloween atual, a abóbora com uma vela acesa em seu interior também teve sua origem no folclore irlandês e na história de Jack-O'-Lantern, embora na história original se usem nabos e não abóboras.



Também não há Halloween sem referência às bruxas, a sua relação com ele é fortíssima. Reza a lenda que as bruxas tinham duas reuniões festivais anuais: a primeira no dia 30 de abril e a segunda no dia 31 de outubro. Chegavam ao local da festa em vassouras voadoras, transformavam-se em outros seres e atiravam feitiços e maldições às pessoas. Tudo isto causava um alvoroço enorme.


Era comum acreditar que quem quisesse ter contato com uma bruxa deveria vestir a roupa do avesso e caminhar de costas durante a noite de Halloween. Se cumprisse com isso, quando chegasse a meia-noite apareceria uma bruxa.

Atualmente são as crianças e adolescentes quem mais usufruem do Halloween. Com a ajuda dos pais e amigos, vestem fantasias mais ou menos assustadoras e andam de porta em porta na vizinhança a exclamar a célebre frase “doçura ou travessura”. E lá terminam a noite de 31 de Outubro com sacos e cestas recheadas de chocolates, rebuçados e outras guloseimas.


Halloween nos Estados Unidos


Esse é o Halloween mais tradicional que conhecemos. Alguns bons lugares para se celebrar o Halloween nos Estados Unidos são a Halloween de West Hollywood em Los Angeles, onde mais de meio milhão de pessoas vão à Santa Monica Blvd, que fica cheia de palcos e atrações grátis. Além de Los Angeles também temos Nova Orleans, Las Vegas e Nova York que também ficam lotadas de turistas e locais que aproveitam o evento, e claro, o Walt Disney World, em Orlando, que também fica devidamente caracterizada para receber esse evento.



Halloween na Inglaterra

Também é celebrada no dia 31 de outubro com atrações especiais. A data representa uma ótima oportunidade para passear pelos lugares mais assustadores de Londres, como o London Dungeon e a trilha percorrida pelo Jack Estripador. Muitas abóboras e crianças fantasiadas também tomam conta da cidade.



Halloween na Irlanda

Também comemorada no dia 31 de Outubro, os irlandeses celebram o Halloween com procissão de tochas, concursos e jogos.


Halloween no Japão

O costume de celebrar o dia das bruxas ainda é uma novidade no país. Tudo começou na década de 80, com a Parada do Halloween que tomou conta de Tóquio. A tradição se fortaleceu principalmente com o fenômeno cosplay. Os jovens japoneses se caracterizam de personagens de terror no dia 31 de outubro e desfilam pelas ruas. Porém as fantasias são bem diferentes das usadas pelos americanos porque incorporaram muitos traços da tradição local.



Halloween nas Filipinas

A celebração filipina ocorre na mesma noite do Halloween tradicional, ainda que a festança não tenha tanta força por lá. De acordo com as crenças do país, no Dia das Bruxas os mortos voltam à vida para roubar itens pessoais de quem está na festa, então uma das tradições do povo filipino é esconder os pertences das pessoas, que só serão devolvidos no dia seguinte. As pessoas vão de casa em casa também, mas sem pedir doces. Em vez disso, fazem pequenas serenatas e pedem presentes ou dinheiro.


Halloween na Escócia

Na terra das bruxas de Macbeth, o Halloween é levado a sério. Entre os costumes escoceses, estão o de deixar uma cadeira vazia e um pratinho de comida para que os espíritos tenham o que comer e, claro, possam descansar. 

Fogueiras são acesas, e abóboras são esculpidas para a decoração. Até pouco tempo atrás, as crianças eram vestidas com roupas velhas para que parecessem espíritos malignos. Então, elas iam de porta em porta, cantando, contando histórias e, claro, ganhando guloseimas.



Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:


Ou então nesse mapinha, que te levará a uma espécie de índice onde estão citados todos os destinos do Blog:


Boa sorte e até a próxima!


Fontes Pesquisadas:

Não deixe de ver também:

- Boi Garantido vs Boi Caprichoso: A guerra! Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Conheça o Holi, o Festival das Cores da Índia. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- O Día de los Muertos, no Mèxico, um festival cheio de cores. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- O Día de los Muertos, no Mèxico, um festival cheio de cores. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo