Menu Principal

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Leões Brancos: Uma rara mutação de cor do leão sul-africano

Saiba mais sobre esse belíssimo felino.


O Leão Branco, uma verdadeira dádiva quase inexistente na natureza.

O Leão-branco é uma rara mutação de cor do leão sul-africano, que devido a uma particularidade genética chamada leucismo ganha esse tom de pele. Não constitui uma subespécie separada, apenas distingue-se dos leões sul-africanos normais pela sua pelagem muito clara, quase branca, causada por anomalias em seus genes.

Leões sul-africano:




Leões brancos:



Essa característica não acarreta em nenhum problema fisiológico. Diferentemente do albinismo, o leucismo não confere maior sensibilidade ao sol. No entanto constitui uma desvantagem, pois reduz a sua capacidade de se camuflar na caça às suas presas.

Como o gene que confere essas características é recessivo, os leões brancos sempre foram raros na natureza, e para piorar foram vítimas de caçadores por serem tratados como mercadorias valiosas, para assim serem confinados em zoológicos ou parques com um espaço muito limitado.





As últimas vezes que foram registrados o aparecimento deles foi na reserva de Timbavati e no Parque Kruger, na África do Sul, infelizmente desde 1993 não foi mais avistados nenhum leão branco e agora eles estão praticamente extintos na natureza.


Os povos da África do Sul tinham crenças religiosas relacionadas ao leão branco. Ele era relacionado à prosperidade e à abundância e sua presença era uma espécie de dádiva divina. Também eram muito venerados pelos povos locais, que acreditavam que sua cor branca era um sinal da benevolência que deveria existir dentro de todos os seres vivos.


Como eles praticamente já não existem mais na natureza os zoológicos tiveram de fazer esse cruzamento entre os leões brancos propositalmente para que a espécie não fosse extinta de vez e assim se aumentasse o número desses indivíduos. Então por enquanto a espécie está preservada, mas sem a devida liberdade que esse tipo de animal deveria ter.


Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:


Não existem animais de gaiola, a gaiola foi inventada pelos humanos, os animais foram criados para viverem em liberdade.

Fernando Rocha.
Fontes Pesquisadas:


Boa sorte e até a próxima!




Não deixe de ver também:

Animais naturalmente cor-de-rosa. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Top5 as menores espécies de animais do mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Aprenda como os animais enxergam o mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



10 estruturas fora de série feitas pelo homem. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



4 comentários:

  1. É TANTA COISA INTERESSANTE, MARAVILHOSO, MAGNIFICO,
    AMEI CONHECER MAIS SOBRE OS AMIMAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A natureza é sempre incrível e encantadora. Mesmo que a gente saiba muita coisa sempre aparece algo novo que pode nos surpreender.

      Excluir
  2. É tão triste ver que animais tão magníficos e belos, sendo caçados só por serem diferentes. Mas o ser humano sempre foi assim.

    Postagem magnífica Thiago,

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Muito obrigado. Pelo menos agora existem muito mais pessoas conscientizadas do que havia no século passado, então muita coisa já está começando a mudar para melhor.

      Excluir

Botão Voltar ao Topo