Menu Principal

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Top5 as menores espécies de animais do mundo

Todo anos os pesquisadores e cientistas catalogam mais de 15 mil novas espécies. Dentre elas existem muitas que fogem muito do padrão que estamos habituados.


Que tal conhecer as cinco menores espécies de animais existentes na Terra?

Para isso, fique com esse excelente vídeo do Canal Fatos Desconhecidos:


Agora, saiba mais um pouco sobre cada um desses animais incríveis:

5) Beija-flor abelha
A menor ave do mundo.



Também chamados de Zunzuncito, é uma ave endêmica de Cuba e Isla de la Juventud. Pesa apenas 1,8 gramas, possui um comprimento de 5 centímetros e é considerada a menor ave do mundo. São muito rápidos, podendo voar de um local para o outro e alternar a direção no ar com facilidade como se fosse um helicóptero.



Suas cores podem ser brilhantes, iridescentes e as penas do beija-flor abelha fazem muitas vezes com que o pássaro se pareça uma pequena joia.



O beija-flor abelha alimenta-se principalmente de néctar e ocasionalmente um inseto ou aranha, movendo sua língua rapidamente dentro e fora de sua boca. Quando voa de flor em flor, ele transfere o pólen. Dessa forma, esse pequenino animal desempenha um papel importante na reprodução vegetal. No espaço de um dia o beija-flor abelha pode visitar 1.500 flores.

4-a) Musaranho Pgmeu
O menor mamífero não voador que existe.


Este animal incrível tem apenas 52 mm de comprimento e costuma ser encontrado nos campos, florestas e vales da Europa mediterrânea e também na África. O Musaranho Pigmeu é solitário, tem um comportamento valente e agressivo e usa seus trinta dentes afiados, além de expelir um cheiro forte da sua própria pele, para se proteger de seus predadores. 

Pode chegar à morte se ficar exposto à luz do dia por um longo período. À noite sai para caçar insetos, aranhas, vermes e larvas. Tem um bom apetite e é capaz de comer em poucas horas uma quantidade maior que seu próprio peso. Isso é fundamental para sua sobrevivência, pois um Musaranho Pigmeu não é capaz de sobreviver se ficar mais de 10 horas sem comida.



Emite um som parecido com piado e os filhotes quando nascem são cegos e pelados, mas se tornam independentes em menos de um mês.

4-b) Morcego Zangão
O menor mamífero voador que existe.


Esse morcego habita as margens do Rio Kwai, na Tailândia, é chamado de Morcego Zangão e é um pouco maior que uma abelha comum. Os adultos medem aproximadamente 3 centímetros e pesam menos do que uma moedinha de 10 centavos. O Morcego Zangão também pode ser encontrado no Myanmar.


3) Jaragua Sphaero 
O menor réptil do planeta.


O menor réptil do mundo tem 16 mm de comprimento e pode ser encontrado na República Dominicana e no Haiti. Está ameaçado de extinção e vive em uma das áreas que possuem a maior riqueza de espécies singulares, o Caribe.

A vantagem de ser tão pequeno para esses bichinhos está na facilidade de se esconder caso apareça algum predador, e também na necessidade de comida, o que facilita sua sobrevivência numa ilha onde o alimento é limitado.


Uma das desvantagens de seu tamanho está no fato de a superfície do corpo ser proporcionalmente maior em relação ao seu volume, o que acarreta em risco de desidratação devido a evaporação.

Ele sobrevive correndo por cima e no meio de folhas úmidas no que resta da floresta da ilha comendo pequenos insetos. Na verdade, os cientistas acreditam que ele talvez tenha assumido o papel que, em terra firme, normalmente seria desempenhado por uma aranha, fazendo o controle dos insetos dentro da cadeia alimentar.

2) Sapinho de Papua-Nova-Guiné
O menor anfíbio já registrado.


Medindo apenas 7,7 milímetros de comprimento, esse animal é considerado o menor anfíbio do planeta. Conforme seu nome, claramente vive em Papua Nova Guiné, na Oceania e foi descoberto em 2009 pelos cientistas.

O Sapinho de Papua-Nova-Guiné vive na terra e seu ciclo de vida não inclui a fase de girino. Em vez disso os membros dessa espécie nascem como "funis", miniaturas dos adultos. São capazes de saltar até 30 vezes o tamanho do comprimento de seu corpo.



Vive na camada de folhas caídas das florestas tropicais da Nova Guiné e tem atividade crepuscular. Os machos fazem chamada para acasalamento com uma série de estridos de alta frequência (8400 a 9400 Hz).

1) Paedocypris progenetica
O menor peixe do oceano.


Medindo apenas 7,9 milímetros, é considerado como o menor peixe do mundo. Vive em pântanos da Ilha de Sumatra, na Indonésia, e gosta de águas ácidas 100 vezes maiores do que o normal para a região. Além de ser conhecido como o menor peixe do mundo, é também o menor vertebrado que existe.

É um peixe bem estranho com comportamentos peculiares. É minúsculo, vive no ácido e usa suas nadadeiras para agarrar, como se fossem mãos! O peixe foi descoberto pelo cientista suíço Maurice Kottelat e também os pesquisadores Ralf Britz do Natural History Museum, Tan Heok Hui, do Museu de Pesquisa de Biodiversidade de Singapura e Kai-Erik Witte do Instituto Max Planck da Alemanha.



Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:


E antes de ir, como estamos falando de animais pequenos, veja outros que não conquistaram o pódio mas mesmo assim merecem ser citados.

Os menores animais do mundo:


Antílope real: Esse animal pertence a uma pequena espécie de antílope. Pode alcançar entre 10 e 12 cm de altura e pesar 4 kg.


Cavalo marinho pigmeu: Este pequeno ser é o menor do mundo da sua espécie, atingindo um comprimento médio de aproximadamente 1,4 centímetros.


Tartaruga de Padloper: É a menor espécie de tartaruga do mundo e pode ser encontrada na África do Sul, podendo chegar aos 10 cm de comprimento.


Octopus Wolfi: Esse mini-animal mora no fundo do mar, no Oceano Indo-Pacífico. O mini-polvo é uma das menores espécies existentes no mar.


Sagui-leãozinho: É o menor macaco do mundo e cresce no máximo até os 16 cm de altura. Vive na Amazônia, usa seu rabo para manter o equilíbrio e tem 20 cm de comprimento. Costuma viver em grupos de até 9 indivíduos e, quando a fêmea dá à luz, o macho fica por perto para “ajudar” no parto.


Leptotyphlops Carlae: Essa é a menor espécie de cobra do mundo e mede, no máximo 10 cm. É encontrada na Ilha de Barbados e só põe um ovo por vez.


Brookesia Micra: Esse pequeno camaleão mal passa dos 3 cm de comprimento. Durante o dia se esconde sob as folhas no chão e à noite dorme sobre os galhos das árvores. 

Isso é tudo! Boa sorte e até a próxima!

Fontes Pesquisadas:

http://domescobar.blogspot.com.br/2011/10/beija-flor-abelha-menor-ave-do-mundo.html
http://www.jornalasemana.net/coluna/cantinho_ecologico/2/674
http://diariodebiologia.com/2009/03/qual-o-menor-mamifero-do-mundo/
https://hypescience.com/conheca-os-menores-mamiferos-do-mundo/
http://www.bbc.com/portuguese/ciencia/011203_lagartoro.shtml
http://diariodebiologia.com/2007/11/qual-o-menor-reptil-do-mundo/#prettyPhoto
http://zoologia2013.blogspot.com.br/2013/07/sapinho-de-papua-nova-guine-paedophryne.html
http://aquabr.com.br/artigos/curiosidades/paedocypris-progenetica-o-menor-peixe-do-mundo_15
http://www.topsulnoticias.com.br/news/curiosidade-animal%3A-conhe%C3%A7a-os-24-menores-animais-do-mundo/

http://copaguinho.com.br/mural/index.php/2016/06/os-3-menores-animais-do-mundo/
https://hypescience.com/10-animais-absurdamente-pequenos/

Não deixe de ver também:

O Frenético, voraz e insaciável Musaranho. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Conheça o Sapo pingo-de-ouro , o menor sapo do mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Animais naturalmente azuis. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Conheça o Myanmar, o país dos templos budistas. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo