Menu Principal

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Camaleões, uma língua muito rápida e um disfarce perfeito!

O nome desse réptil é um sinônimo da palavra disfarce.



Os camaleões são capazes de mudar sua pele de cor para se parecer mais com o ambiente e usam disso para se esconder dos predadores e capturar suas presas. Saiba mais sobre esse incrível animal.

Os camaleões são conhecidos principalmente pela sua capacidade de mudar de cor e poder mover seus olhos de forma independente um do outro. São tipos bem diferentes de lagarto devido aos seus olhos grandes e caudas enroladas, sendo encontrados tanto na selva quanto no deserto.

Habitam a Ásia, partes da Europa e da América do Norte e também o continente africano, mais precisamente na Ilha de Madagascar, onde são encontradas a maioria das espécies de camaleões. São cerca de 80 espécies diferentes desses répteis já catalogadas, porém estima-se que existam mais de 160.





Todos os camaleões são animais diurnos. Seus períodos de maior atividade são pela manhã e ao final do entardecer. Não são caçadores ativos, ao invés disso preferem se sentar, ficando horas imóveis, esperando uma presa passar por eles. Entenda como funciona sua estratégia de caça assistindo ao vídeo abaixo.


Alimentam-se basicamente de artrópodes e de pequenos vertebrados. Em cativeiro, também comem frutas como mamão, banana, pequenos pedaços de maçã, mas essa dieta só é válida para animais adultos: filhotes são quase que exclusivamente insetívoros.

Os camaleões vivem a maior parte de suas vidas solitariamente, e são bastante agressivos contra outros membros de sua mesma espécie, mesmo que sejam fêmeas. O hábito solitário só é abandonado na época de acasalamento, quando o macho desce das árvores à procura de fêmeas. Os camaleões mordem se forem provocados, mas a mordida não causa dores muito fortes.






Diferentes espécies de camaleão são capazes de variar a sua coloração e padrão por meio de combinações de rosa, azul, vermelho, laranja, verde, preto, marrom, azul claro, amarelo, turquesa e púrpura. Assista ao vídeo abaixo e entenda como esse complexo mecanismo natural funicona:



Atualmente muitas espécies de camaleão estão ameaçadas de extinção e seu número tem declinado progressivamente devido a alterações de seu habitat natural, como a poluição e o desmatamento.



Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:


Boa sorte e até a próxima!



Fontes Pesquisadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Camale%C3%A3o

Não deixe de ver também:

As 5 cobras mais venenosas do mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Conheça o Sapo pingo-de-ouro , o menor sapo do mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:




Esse é o Jerboa Pigmeu, o animal mais fofo que você conhecerá em sua vida!!! Clique AQUI ou na imagem abaixo:




Viajando para o Vietnã. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo