Menu Principal

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Existem mais cães ou gatos no planeta?

Tratando-se de todo o globo. O que você acredita que existem mais?

Cães ou Gatos? Confira e descubra a resposta.

Quando olhamos para todo o mundo, percebemos que esse padrão varia bastante, onde a lealdade de alguns países favorece claramente um tipo de companheiro peludo sobre o outro. Para facilitar na visualização, primeiramente observe esse mapa:

LEGENDA:

Em tons de verde: MORE CATS [Mais gatos]
Em tons de roxo: MORE DOGS [Mais cachorros]
Em cinza: Não computado na pesquisa.
Obs.: Quanto mais escuro maior a proporção sobre o outro.

Após analisar esse mapa, podemos chegar a algumas conclusões bem interessantes:

AMÉRICA DO NORTE


De forma geral, a maioria dos Estados dos EUA possuem uma relação de equilíbrio entre cachorros e gatos, sendo que a balança pende levemente para o lado dos gatos. O mesmo acontece com o Canadá, porém o México segue uma tendência contrária, tendo muito mais cães do que gatos, o mesmo padrão que é percebido no restante da América Latina.

AMÉRICA LATINA E BRASIL


Nos países sul americanos e latinos em geral a preferência das pessoas está pelos cães como animais de estimação, sendo que onde se fala espanhol a proporção de cães é ainda maior, passando de 2 cães para cada gato.

No Brasil, temos 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos, aponta o IBGE. 44,3% dos lares têm pelo menos um cão e 17,7% têm ao menos um gato. O número de cães é tão grande que atualmente temos mais cães do que crianças no país.


Os números indicam ainda que o Paraná [PR] é o Estado em que existem mais cães proporcionalmente: 60,1% das residências possuem pelo menos um cachorro. Na outra ponta está o Distrito Federal, em que apenas 32,3% das residências têm pelo menos um cão.

Em relação à presença de gatos, 17,7% dos domicílios possuem pelo menos um gato, o que equivale a 11,5 milhões de unidades domiciliares.

Outro ponto interessante é que no Brasil há uma estranha afinidade por cachorros pequenos, de forma que há mais cachorros pequenos per capita do que em qualquer outro país.


ÁFRICA

Uma parte da África possui apreço especial e de longa data pelos gatos, mas o continente africano foi um dos menos abordados nessa pesquisa, tendo apenas poucos países descritos nela, seja por problemas históricos de conflitos internos, de pobreza ou de fome como o que ocorre em muitos países subsaarianos e do interior do continente africano.

EUROPA


Na Europa Ocidental, em geral, os gatos são o animal de estimação preferido na maior parte dos casos, com exceção de países como Espanha, Portugal e Irlanda. Para se ter uma ideia, em países como a Suíça, Áustria e Turquia [que tem parte do território na Europa e outra parte na Ásia] o número de gatos chega a ser 3 vezes maior do que o de cães.

ÁSIA

Em países asiáticos como a China e Índia a proporção de cães em relação aos gatos é muito maior. 2,5 cães para cada gato na China, e na Índia essa proporção é ainda mais esmagadora, existindo 10 cães para cada gato.

Já em outras regiões, que também englobam parte da Ásia como o Oriente Médio, a população costuma ter um apreço histórico maior pelos gatos.


OCEANIA

E para fechar temos o continente mais isolado de todos. Nele percebemos que a Austrália, o maior país do continente segue a mesma tendência do Brasil, tendo um número levemente maior de cães do que de gatos.

Entretanto os outros países, como o conjunto de Ilhas da Indonésia e a Nova Zelândia têm muito mais gatos do que cães proporcionalmente.

Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:


Boa sorte e até a próxima!


Fontes Pesquisadas:

Pesquisa empresa de Marketing Euromonitor

Não deixe de ver também:

Cães vs Gatos: O Confronto! Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Galeria dos feios: Conhecendo o Macaco de Tromba. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Pinturas e Desenhos de Lindas Paisagens. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Observe incríveis árvores pelo mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


2 comentários:

  1. Se essa pesquisa levasse em consideração os animais abandonados então gatos aqui no Brasil seriam em maior número concerteza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma boa observação. De primeira vista assim eu não consigo te falar bem se teríamos mais gatos ou cachorros, mas acho que varia muito de região pra região também.

      Onde eu moro por exemplo com certeza existem muito mais cachorros de rua do que gatos, pois quase sempre eu vejo algum cão vira lata por aí e a quantidade de gatos nessa situação é muito menor.

      Excluir

Botão Voltar ao Topo