Menu Principal

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Por dentro da Oktoberfest, o maior festival de cerveja do mundo

Há mais de 200 anos em Munique, na região alemã da Bavária, é realizado o maior festival da cerveja do mundo, a Oktoberfest.



São mais de 6 milhões de visitantes que consomem mais de 6.900.000 litros de cerveja, tudo isso acompanhado de mais de 500.000 frangos assados e 300.000 linguiças, as comidas mais típicas do festival. Saiba mais sobre a Oktoberfest da Alemanha.


Antes de falar do festival propriamente dito, conheça um pouco mais sobre a cidade anfitriã desse grande evento.

Conhecendo Munique


Munique está localizada ao sul da Alemanha e oferece uma enorme quantidade de atrações turísticas. São praças, monumentos, museus de arte, de história e temáticos, teatros, além de uma grande concentração de igrejas.

Vários dos pontos turísticos ficam localizados na região central da cidade, nas mediações da Marienplatz, a famosa praça para pedestres no coração do bairro Altstadt e na cidade ainda há um transporte público de qualidade.





E ainda vale a pena reservar um dia para explorar alguns locais interessantíssimos, como o Campo de Concentração de Dachau e o famoso Neuschwanstein, o castelo [de contos de fadas] de Ludwig, o Rei Louco. Segundo informações locais, foi de lá que Walt Disney tirou a inspiração para construir o castelo da Cinderela, tendo, inclusive, consultado projetos originais.


A região ainda possui uma série de belezas naturais que também chamam a atenção de quem conhece a cidade. São parques exuberantes, repletos de arbustos, flores e água. E em alguns deles é possível encontrar os  os Biergartens ["jardins de cerveja", na tradução literal], cervejarias populares que atraem um grande números de moradores locais, onde bebida e comida tradicional são servidos debaixo de árvores e em meio a um belo cenário natural.



Agora que conhecemos um pouco sobre a cidade, descobriremos mais sobre a história por trás da Oktoberfest alemã.


História da Oktoberfest


Em 1810 o príncipe herdeiro da Bavária Ludwig, que depois viria a ser o Rei Ludwig I se casou com a princesa Theresa da Saxônia-Hildburghausen e toda a população de Munique foi convidada para a festa organizada em um grande campo aberto ["Wiese", em alemão], que passou a ser chamado de Theresienwiese [ou "campos de Teresa"] em homenagem à noiva.

Uma corrida de cavalos encerrou a festança. No ano seguinte, uma nova corrida foi marcada e essa decisão de repetir as corridas deu origem a festa. Com o passar dos anos também realizavam feiras agrícolas para fomentar a agricultura e a economia da Bavária e em 1960 a Oktoberfest se tornou num festival muito próximo do que conhecemos atualmente.


Essa celebração anual desde então faz parte de Munique e da Alemanha como um evento fixo e pontual que não ocorreu apenas poucas vezes na história, por motivos de guerras ou epidemias. Para saber a história completa do evento clique no Botão abaixo:


A Oktoberfest nos dias atuais

Em Munique, apesar do nome, o festival se inicia em meados de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro, daí o nome Oktoberfest [Em alemão, “Oktober” significa outubro, e “Fest”, festa ou festival].

A cidade vira uma grande torre de babel onde você ouve as mais diversas línguas e sotaques, além de muita animação e cerveja. Em tempos de Oktoberfest, o campo de Theresienwiese se transforma em um enorme parque de diversões e muitas tendas de cerveja também são montadas.


Para que não falte alegria,‭ ‬as inúmeras bandas presentes na maioria das tendas estão sempre tocando canções típicas e folclóricas.‭ ‬É simplesmente impossível não se deixar levar pelo ritmo contagiante imposto pelos músicos.

E para que ninguém durma no ponto,‭ ‬de poucos em poucos minutos a banda canta “Ein Prosit, ein Prosit, der Gemütlichkeit” [Um brinde,‭ ‬um brinde,‭ ‬ao bem estar‭] ‬e em seguida todos tomam a cerveja em seus copos.‭ ‬Nessa hora é comum alguém subir em uma mesa,‭ ‬anunciar que vai virar um caneco inteiro e,‭ ‬sem derramar uma gota,‭ ‬beber tudo ‬em um único gole.‭

Eis um exemplo de músicas que podem ser tocadas nesse evento:



Por todas as partes, na rua e nas estações de metrô se veem famílias inteiras vestidas com as roupas típicas da Bavária, não importando se são crianças, adolescentes, adultos ou pessoas da terceira idade. Segundo os próprios locais, todos os moradores da Baviera possuem a sua roupa típica que é tirada do armário nos primeiros dias da Oktoberfest.



Atualmente mais de 6 milhões de pessoas visitam a cidade para festejar as tradições bávaras e, claro, beber cerveja. A bebida é produzida em edições especiais para a festa pelas seis cervejarias autorizadas a se instalar no parque. 

Em roupas típicas, o público bebe, come linguiça, frango, porco e batata, bebe de novo, dança ao som de centenas de bandinhas, bebe mais um pouco e se diverte nas tendas e brinquedos do parque de diversões. É um programa familiar durante o dia e festa mais forte a partir das 18h. Mas não dura a noite toda: a partir das 22h30min, as tendas encerram a venda de cerveja, e a festa recomeça na manhã do dia seguinte.


A comida é uma caso a parte. Há quem diga que fica difícil encontrar espaço para comida diante de tanta cerveja, mas é impossível resistir a tantos pratos típicos e aos quitutes variados, que são de dar água na boca. E para sobremesas podem ser encontrados os mais variados tipos de sorvete, pães de mel em formato de coração [servem para enfeite, mas são comestíveis], chocolates e doces.


Festivais da Oktoberfest pelo mundo

Existem diversos lugares do mundo que realizam a Oktoberfest, mas vamos nos focar somente nos eventos mais conhecidos e famosos, a começar pelo Brasil.

Santa Catarina, SC
[Comemorado de 5 a 23 de Outubro]



A cidade foi fundada por imigrantes alemães em 1850 e manteve firme  suas raízes. Mais de meio milhão de pessoas participam do evento, que a cada ano promete se tornar ainda maior! As cervejarias locais e alemãs, a comida tradicional típica da Alemanha e músicas, desfiles e agitação fazem a alegria daqueles que visitam a cidade.

Cincinnati, Ohio - Estados Unidos
[Comemorado de 19 a 21 setembro]


Muitas cidades dos EUA hospedam festivais Oktoberfest, mas nenhum o faz como Cincinnati, no estado de Ohio. A Oktoberfest Zinzinnati anual, a maior do país, ocorre ao longo da 5th Street, no centro de Cincinnati e é livre para o público. Os eventos incluem um concurso de quem come mais salsichões bratwurst, corrida de cães da raça Wiener, campeonato de levantamento de caneco de chopp e a maior dança da galinha do mundo.

Canberra, Austrália
[Comemorado de 31 de outubro a 2 de novembro]



Para uma festa temática alemã além dos limites do ocidente, uma das melhores escolhas é a cidade de Canberra, capital da Austrália e maior cidade do interior. Canberra resgata as tradições alemãs em uma festa com dança, música, levantamento de caneco e tudo mais conforme o figurino das melhores Oktoberfest.

Hong Kong
[Comemorado de 17 de outubro a 8 de novembro]



A Marco Polo German Bierfest é comemorada a mais de duas décadas e traz todas as coisas da Baviera para os moradores locais, expatriados e viajantes de Hong Kong. Mais de 50 mil pessoas costumam assistir o evento, consumindo joelho de porco e bebendo cerca de 20 mil litros de cereja, todos com vista para a Baía de Vitória.

Para sentir o clima mesmo, só estando lá, mas esperamos que com toda essa história e tradição você que é um apreciador de uma boa cerveja também fique com vontade de ir para a Oktoberfest de Munique, ou ao menos a mais próxima de você!



Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:


Ou então nesse mapinha, que te levará a uma espécie de índice onde estão citados todos os destinos do Blog:



Oktoberfest em Blumenau, SC: 1, 2, 3 e ... cerveja!


Boa sorte e até a próxima!

Fontes Pesquisadas:


Não deixe de ver também:

- Conheça incríveis Castelos Medievais pelo mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Como é produzido o vinho? Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- As mais belas grutas e cavernas do Brasil. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Conheça vários comportamentos e curiosidades interessantes sobre os Alemães. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo