Menu Principal

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Qual a origem dos nomes dos países da América do Sul?

Uma questão bem interessante e intrigante é saber como foram escolhidos os nomes dos países.


Então, para começarmos, saiba como foram escolhidos os nomes de todos os países da América do Sul, inclusive o do Brasil e dos países menos conhecidos de nosso continente.

Alguns nomes de países da América Latina surgiram graças aos povos que já viviam originalmente nesses locais, outros foram rebatizados depois da chegada dos colonizadores da Espanha ou de Portugal e outros ainda são homenagens aos que lutaram pela independência. Veja abaixo a origem dos nomes dos países dessa região:

Argentina


Buenos Aires, Argentina.
O nome da Argentina se deriva do latim e quer dizer "prata" ["Argentum" em latim] e deve-se ao fato da quantidade de riquezas minerais encontradas em seu solo pelos descobridores.

Chile

Santiago, Chile.
Mesmo antes da colonização, o Chile já era chamado assim pelos índios aimarás, que habitavam o norte do país. Na língua deles, a palavra "chilli" quer dizer "onde acaba a terra".

Uruguai


Montevideo, Uruguai.
Sabe-se que esta palavra vem do guarani, mas existem algumas versões a respeito de seu significado: Alguns acreditam que seja derivado da palavra uruguä, que para os guaranis significava uma espécie de "mexilhão ou caracol".

Já outros pensam que a grafia Uruguay pode ter origem em uru, um tipo de ave que vivia na zona do rio; gua, que significa "que vem de" e y, que significa água. Outra teoria ensinada nas escolas uruguaias ainda diz que o nome do país significa "rio dos pássaros pintados".

Paraguai

Assunção, Paraguai.
Para o Paraguai temos duas versões para a origem de seu nome. Na primeira essa denominação vem do guarani, como muitos outros nomes da região, mas as traduções as vezes não coincidem. Em espanhol, Paraguay, refere-se a "mar", "gua" significa "vindo de" e y, "água", ou seja: "água que vem do mar".

Na outra teoria Paragua era o nome de um cacique que tinha feito pacto com os espanhóis. O nome desse índio significa "coroa de penas".

Brasil

Rio de Janeiro, Brasil.
O nome "Brasil" deriva-se da árvore pau-brasil, espécie que era abundante durante o século XVI na mata atlântica brasileira, da qual era extraída uma resina utilizada na Europa como tintura. Era encontrado do litoral do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro. Os indígenas a conheciam com o nome de ibirapitanga. 

Essa árvore atinge uma altura de 8 a 12 metros e o tronco chega a 80 centímetros de diâmetro. Seu nome deriva da cor de brasa que originou o nome "verzino" em italiano, "brésil" em francês e "brasil" em Portugal. Esta famosa madeira de tingir representou a primeira riqueza do Brasil. É justamente porque a palavra se origina de "brasa" que se escreve com "s".

Árvore pau brasil.
Bolívia

La Paz, Bolívia.
O nome da Bolívia é uma homenagem à um dos principais heróis sul-americanos ao lutar pela independência de vários países da região, Simon Bolívar, no século XIX. 

Aprofundando um pouco mais em sua história: ele foi um político e militar venezuelano que atuou de forma decisiva no processo de independência da América Espanhola na Colômbia, Panamá, Peru, Equador, Bolívia e Venezuela.

É uma das figuras históricas mais importantes da América Latina, considerado um herói revolucionário em grande parte da América Latina. Em função de sua atuação militar e política na emancipação de vários países latino-americanos, ficou conhecido como "O Libertador". Atuou também como presidente de quase todos os países que ajudou a libertar do domínio espanhol.

Simon Bolívar [1783 a 1830].
Peru

Machu Picchu, Peru.
A teoria mais interessante sobre essas terras diz que assim que os colonizadores espanhóis chegaram a essas terras perguntaram para os nativos qual era o nome do lugar, e eles responderam Biru, porém os espanhóis entenderam "Peru", atual nome dado a esse país.

Para alguns historiadores o nome Biru significa "rio", para outros Birú era na verdade o nome de um cacique do sul do Panamá e todas estas terras recebiam o nome dele.

Equador


Quito, Equador.
O Equador foi batizado com o mesmo nome da linha imaginária que atravessa seu território e corta o nosso planeta ao meio. A palavra deriva do latim e significa igual, numa referência à divisão da Terra. Esta denominação foi dada ao país em 1830, depois que o território se separou da Gran Colômbia.



Uma curiosidade bem interessante é que é possível pisar nessa linha imaginária, de latitude 0º 0' 0'' e esse é um dos pontos turísticos mais famosos do país.

Colômbia


Bogotá, Colômbia.
O nome surgiu como homenagem ao explorador e navegante Cristóvão Colombo, que liderou a primeira expedição espanhola que chegou à América em 1492. O país antigamente era chamado de Nova Granada e Gran Colômbia.

Venezuela


Caracas, Venezuela.
Esse nome foi dado pelo explorador italiano que ao visitar a região encontrou indígenas que construíram suas casas em palafitas sobre as águas do rio Maracaibo, e então resolveu chamar o país de "Venezuela", que significa "pequena Veneza".

Guiana e Guiana Francesa


Georgetown, Guiana.
A Guiana e sua vizinha Guiana Francesa estão situadas entre os rios Orinoco, Amazonas e Negro, além de serem banhadas pelo Oceano Atlântico e eram conhecidas pelos nativos como guyana, termo que, em seu idioma, significa "terra de muitas águas". A Guiana Francesa obviamente leva esse adjetivo por ser possessão da França.

Kourou, Guiana Francesa.
Suriname


Paramaribo, Suriname.
O Suriname tomou seu nome dos índios surinen, habitantes originais da região. Uma lembrança triste, uma vez que, quando os primeiros exploradores ali chegaram, a tribo já havia praticamente desaparecido, expulsa e dizimada por outros grupos indígenas que passaram a ocupar a área.



Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:


Boa sorte e até a próxima!
Fontes Pesquisadas:
http://www.suapesquisa.com/quemfoi/simon_bolivar.htm
https://ednene.wordpress.com/2009/05/11/qual-e-a-origem-dos-nomes-dos-paises-da-america-do-sul/


Não deixe de ver também:

- As 7 Maravilhas do Mundo Antigo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Conheça alguns Palácios Luxuosos pelo Mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Conheça algumas verdades que irão desmistificar o seu romantismo da Idade Média. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- 6 coisas estranhas que acontecem conosco durante o sono. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo