Menu Principal

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Como é visto o céu em outros planetas do Sistema Solar?

Hoje viajaremos pelo Sistema Solar para imaginarmos como é o céu de cada planeta.


Confira!


Para isto, primeiramente assista ao vídeo abaixo, do canal Poligonautas:


E agora veja mais algumas imagens do céu e saiba um pouco de como é a atmosfera de cada um desses planetas para poder compará-los melhor:

Mercúrio


Sendo o planeta mais próximo do Sol, Mercúrio proporcionaria a visão do astro cerca de três vezes maior do que vemos aqui na Terra. Devido a proximidade e a ausência de atmosfera, o Sol pareceria ainda mais ofuscante e borrado, emoldurado em um céu escuro como a noite aqui na Terra.

Vênus


Para chegar até a superfície de Vênus, o segundo planeta do Sistema Solar, seria preciso atravessar nuvens de ácido sulfúrico, ventos com força de um furacão e relâmpagos. Com essa atmosfera tão densa, a luz do Sol mal consegue atravessá-la, transformando o "céu" de Vênus em um eterno dia nublado.

Marte



Sua atmosfera rica em CO², a superfície avermelhada e a intensa poeira deixam o tom escarlate predominante. No nascer e no por do Sol, o céu fica rosa, e as áreas mais próximas do Sol ficam azul. Mais ou menos o contrário do que ocorre na Terra.

Pôr do Sol em Marte.
Júpiter


A atmosfera aqui encobriria parcialmente o Sol, que pareceria cinco vezes menor do que estamos acostumados aqui na Terra. Outra coisa interessante é que também aconteceria um fenômeno bem peculiar, onde a atmosfera de Júpiter se "acenderia" difusamente em suas bordas, criando uma visão surreal.

Saturno



Saturno está nove vezes mais distante do que o Planeta Terra. Ali o Sol se pareceria mais como uma grande estrela brilhante nos céus de Saturno, mas o destaque mesmo vão para os anéis, que deixariam uma vista realmente magnífica quando o céu estivesse limpo.

Urano



Acredita-se que a atmosfera de Urano seja composta de hidrogênio e hélio, mas que também tenha metano. Por conta dessa grande quantidade de metano, o céu poderia ter uma tonalidade azulada.

Netuno



A atmosfera de Netuno também se apresenta muito do metano, por isso o céu do planeta tomaria uma tonalidade azulada, e por estar ainda mais distante do Sol que Urano ela acaba se tornando mais escura.


Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:


E Plutão? Sabemos que foi rebaixado recentemente para a categoria de Planeta Anão, mas mesmo assim saiba como percebemos o céu desse planeta:

Plutão



Por mais estranho que possa parecer. A Terra não é o único planeta do Sistema Solar que possui um lindo céu azul. E Plutão, assim como nosso planeta, também tem seu lindo céu azul. Aqui o Sol é percebido apenas como uma estrela de brilho mais intenso.

Fontes Pesquisadas:

http://www.galeriadometeorito.com/2016/07/como-seria-ver-o-sol-de-outros-planetas.html#.WFkpD1Mwjcc
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2016/07/08/clique-ciencia-o-ceu-e-azul-em-todos-os-outros-planetas.htm#fotoNav=172
http://www.galeriadometeorito.com/2015/10/nasa-faz-revelacao-bombastica-sobre-plutao.html#.WFk_TVMwjcc


Não deixe de ver também:

- Entre as milhões de galáxias do Universo, qual seria a maior? Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- 5 perguntas simples que ainda não sabemos responder. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- 9 curiosidades incríveis do Sistema Solar que você nem imaginava! Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Vida no útero - 9 meses em 4 minutos [animação]. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo