Menu Principal

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Como fazer uma enquete no Google+?

Uma possível dúvida daqueles que possuem coleções no Google+ é como usar algumas das ferramentas da plataforma.


E algo bem interessante que pode ser usado para interagir melhor com o seu público são as enquetes. É super simples e fácil de fazer. Confira!

Então, vamos ao passo-a-passo.

Passo 1


A primeira coisa a se fazer, claro, é entrar na sua coleção e clicar para criar um novo post, da mesma forma que você já está acostumado a criar seus posts normais.

Passo 2


Assim que você entrou e clicou no lápis pra criar o novo post aparecerá essa janelinha. Vamos entender pra quer serve cada ferramenta da edição então. Observe elas num zoom pra entendermos cada uma delas melhor.


Conheça cada um deles da esquerda pra direita.

1º) Onde temos o ícone da foto, serve pra anexar uma imagem, que pode ser tanto das que você já usou no Google+ quanto uma de seu próprio computador [para isto basta apertar a opção Fazer Upload de uma foto];

2º) O que se parece com um óculos, Este é o símbolo para um hiperlink. É super intuitivo e serve pra colocarmos algum site, blog ou vídeo na postagem;

3º) As barras, aqui sim temos o símbolo da Enquete. Você aprenderá mais sobre ela daqui a pouco;

4º) Símbolo de localização, como o próprio nome diz, serve para marcar o lugar que você está.

Criando uma Enquete

Agora que sabemos onde o botão está. Assim que você clicar nele aparecerá essa janela:


Aqui você pode agir de três formas diferentes: 

1) Escrever as opções que deseja com o texto limpo, sem imagens.


Obs.: Vale lembrar que é possível escolher entre até 5 opções para as enquetes. E não se esqueça de escrever antes qual é a pergunta, pois nessa caixa você só coloca as respostas.

2) Colocar uma única imagem e depois as opções que deseja.


3) Colocar uma imagem para cada uma das respostas.


Depois disso é só confirmar e pronto! Basta esperar agora com que seus leitores respondam as perguntas. Quanto mais leitores você tiver em sua coleção, maior será a chance do pessoal interagir mais com ela.

- Uma coisa bem interessante é que esse sistema é bem dinâmico e todo mundo pode votar uma única vez, mas se por acaso ela desistir de uma resposta e clicar em outra, automaticamente tudo é mudado e as porcentagens dos votos escolhidos é mudada automaticamente pelo Google+.

O que perguntar em uma enquete?

As opções são ilimitadas. Depende da sua criatividade. Eu [o autor desse Blog e de algumas coleções do Google+] já usei para perguntar aos leitores se estavam gostando de determinado conteúdo. Se queriam postagens com uma frequência maior ou menor. Em alguns quizes [jogos de perguntas e respostas], para escolher a melhor foto para a capa do Blog. No caso da pergunta de múltipla escolha acima [em que as pessoas poderiam escolher o que queriam que certa pessoa fizesse], E por aí vai... basta descobrir o que você deseja perguntar e as respostas que deseja que seus leitores escolham.

E é só! Mais fácil do que isso impossível!

Atenção... NÃO EXAGERAR

As enquetes são uma ótima forma de se relacionar com seu público e faz até que os leitores mais inativos ressurjam das cinzas e votem em alguma coisa, mas tudo que é exagerado demais fica cansativo e chato. Então use essa ferramenta com moderação e não abuse dela fazendo enquetes a todo momento.


Espero que tenha gostado de aprender sobre mais essa poderosa ferramenta do Google+


Boa sorte e até as próximas dicas!

2 comentários:

Botão Voltar ao Topo