Menu Principal

sábado, 31 de dezembro de 2016

Schnauzer ou Scottish Terrier? O Bidu da vida real

Lembra-se do Bidu?


Aquele cachorrinho azul desenhado pelo Maurício de Sousa, o famoso criador da Turma da Mônica. Saiba mais sobre ele e a possível raça real de cachorro em que o Bidu foi inspirado.


Comecemos pelo Bidu. Para criá-lo, o Maurício se inspirou em um cachorrinho que ele tinha quando era pequeno. 


Ainda nas primeiras histórias, ele era cinza. Bidu foi considerado o primeiro integrante da Turma da Mônica e depois dele vários outros personagens traziam traços da personalidade do seu criador ou de outras pessoas da sua convivência, como a Magali, Cebolinha, Mônica e tantos outros.

Evolução do Personagem Bidu.
Apesar do Bidu ser o animal de estimação do Franjinha, nunca esteve no papel de um coadjuvante, e sim, sempre foi o astro das suas histórias em quadrinhos. Agora observe mais uma curiosidade bem interessante:

Bidu - Schnauzer.
Bidu - Scottish Terrier.
Será que o Bidu foi inspirado em um Schnauzer ou seria ele um Scottish Terrier? Polêmicas à parte, agora vamos saber mais sobre essas duas incríveis raças de cachorro.

Schnauzer



O Schnauzer é uma raça de cachorro de origem alemã. Seu nome vem da palavra alemã schnauze, que significa focinho. Eram usados para acompanhar as carruagens em viagens através da Europa e sua presença era indispensável. Durante o dia, corria ao lado dos cavalos e às vezes corriam a sua frente, para inspecionar o caminho, latindo ferozmente diante de qualquer perigo.

A primeira aparição da raça Schnauzer foi em 1879, na Alemanha, com o nome de Pinscher de Pelo Duro. Suas múltiplas qualidades fazem dele um cão particularmente apto para guarda, defesa pessoal e companhia.

O Schnauzer é um cão de estatura média, constituição quadrada, e os machos parecem um pouco mais curtos que as fêmeas. Seu caráter bonachão demonstra-se na vontade de brincar e na disposição amável que tem para com as crianças. É afetuoso com a família, mas desconfiado com estranhos e não faz amizade com facilidade.



Scottish Terrier



O Scottish Terrier, ou Terrier Escocês é uma raça reservada e independente, mas muito corajosa e altamente inteligente. Apesar de ser um cão terrier por excelência, o Scottish Terrier é considerado também um maravilhoso cão de companhia.

É um cachorro rápido, ativo, e que ficou muito famoso ao redor do mundo por causa da embalagem de whisky escocês. O Scottish Terrier é um cão amável, leal, valente, está sempre alerta, sem ser agressivo.




Em relação a aparência, os cães da raça Scottish Terrier apresentam as orelhas eretas, olhos de formato amendoado, castanho-escuros, e rabo de tamanho moderado. O Terrier Escocês possui uma pelagem dupla, bem aderente ao corpo, com sub-pelo curto, denso e macio, e uma capa exterior mais dura, formando uma proteção impermeável. As cores são preto, brindle ou trigo.


De porte médio, os cães da raça Scottish Terrier podem medir de 25,4 a 28 cm, medidos sempre a altura da cernelha. De acordo com o standard internacional da raça, o peso fica entre 8,4 e 10 kg.


Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:



E para fechar, conheça mais algumas curiosidades interessantes da Turma da Mônica:

- 18 de julho de 1959 pode ser considerado o dia do nascimento da Turma: foi nesse dia que estrearam as tirinhas do Bidu e do Franjinha na “Folha da Tarde”;


- A primeira a ganhar uma revistinha foi a Mônica, em 1970;

- A Mônica e a Magali foram inspiradas em filhas de Mauricio e o Cebolinha e o Cascão, em amigos dele da turma da infância, em Mogi das Cruzes;

- A Turma da Mônica também é publicada nos Estados Unidos. E se chama Monica’s Gang [Lá, O Cebolinha virou Jimmy Five, Cascão se chama Smudge e Magali, Maggy];

- O cachorrinho que Maurício se inspirou se chamava Cuíca;

- O nome do Bidu veio de um concurso feito na redação do jornal onde Mauricio trabalhava.

Fontes Pesquisadas:


Boa sorte e até a próxima!

Não deixe de ver também:

- Como saber a idade do seu cão? Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Por que não beixar um cão ou gato na boca? Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- As 10 raças de cães favoritas do Brasil. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Os olhos mais incríveis do reino animal. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Um comentário:

Botão Voltar ao Topo