Menu Principal

domingo, 18 de dezembro de 2016

Você sabia que você também pode fazer a sua própria coleção no Google+

Estou fazendo essa postagem para ajudá-los a usar melhor o Google+ e assim aumentar a interação dos usuários com essa plataforma.


O Google+ é uma poderosa ferramenta criada pelo Google que cresce mais a cada dia e que já tem milhões de usuários pelo mundo.

Então, vamos começar! Independentemente de onde você estiver no Google+, basta olhar para aquela barra que fica à nossa esquerda e procurar pela opção Coleções.


Observe na imagem acima, onde circulei de vermelho. Se ainda não tiver encontrado, essa opção está localizada no canto superior esquerdo da tela. Ao clicar nela veremos o seguinte:


Onde deveria estar a primeira coleção existe um botão chamado Criar uma coleção. Aperte ele.


Na primeira barrinha devemos colocar no nome da coleção, e na segunda uma frase de efeito que ficará visível pra qualquer pessoa que entrar em sua coleção.

Note que também é possível escolher qual o tipo de público que você deseja que acesse as suas coleções.


Público: Livre para qualquer pessoa;
Seus círculos: Somente verá quem é seu seguidor ou estiver em seus círculos do Google+;
Somente você [cadeado]: Apenas você verá o conteúdo.

Notas: Se você é um blogueiro ou Youtuber e está usando o Google+ pra divulgar seu conteúdo é recomendável que deixe todas as suas postagens liberadas para qualquer tipo de público.

Depois que você escreveu o que queria clique em CRIAR.

- Agora aparecerá essa tela:


Aqui você pode escolher a cor de fundo da sua coleção. Observe que onde temos o ícone da câmera também é possível mudar a foto de fundo da coleção.


Se não quiser nenhuma das imagens disponibilizadas pelo Google, basta clicar na opção Fazer o upload de uma foto e escolher a foto que deseja direto do seu computador. Depois de deixar do jeito que você quer clique em Salvar.

E pronto! Você criou a sua coleção. Essa é a tela que você verá assim que criar a sua coleção [que começa sempre vazia]:


Trabalhar com as coleções é muito fácil. Observe o lápis que está no canto inferior direito da tela. Clique nele e você verá a tela de edição das postagens do G+.

Esse é o espaço em que você divulga a sua postagem, uma mensagem de sua vontade, uma foto ou algo que queira. Vamos entender cada uma das opções:

1º ícone: Câmera - Aqui você pode buscar uma ou várias fotos para postar em sua coleção. Funciona do mesmo jeito que fez a sua capa. Encontre a(s) foto(s) que deseja e divulgue elas apertando o botão postar.

2º ícone: que parece um óculos - Hiperlink: Aqui você coloca um link do seu site ou algum site ou vídeo que gostou. O legal é que você copiar direto na caixa de texto que também funciona, observe meu exemplo:


Assim que copiar o link para a caixa de texto o Google+ automaticamente já deixa a capa do post arrumada. Caso coloque o link de um site, você ainda terá a opção de alterar a foto até achar uma que goste. Após isso clique em postar.

3º ícone - Enquete: Fiz um post completo somente para explicar essa função. Clique AQUI para ler ele.

4º ícone - Local: Serve para indicar o local em que você está.

- Agora é só continuar postando as coisas.

E PODE FICAR TRANQUILO, QUE QUANDO VOCÊ CLICAR NOVAMENTE NA BARRA DAS COLEÇÕES A QUE VOCÊ CRIOU ESTARÁ LÁ:


Crie quantas coleções achar que é necessário, mas fica aí algumas dicas!

DICAS PARA QUEM É LEITOR: Algo bem legal de se fazer é copiar e colar os links das coisas que você gosta para suas coleções, assim poderá mostrar elas para outras pessoas ou ler elas com mais calma quando tiver tempo. Outro jeito de se fazer isso é assim:


No cantinho inferior direito de cada post existem algumas opções, como conversar, curtir a postagem, e também o compartilhar [o ícone que aparece o fio com os três pontinhos]. Clique ali e aparecerá a tela acima.

Ali você pode compartilhar o conteúdo em outras redes sociais ou no próprio Google+. Se você clicar no Google+ aparecerá o seguinte:


Clique onde está circulado de vermelho e selecione a opção com o nome da coleção que você criou, e pronto! Assim que postar já terá uma nova matéria na coleção que você mesmo criou.

DICAS PARA QUEM É PRODUTOR DE CONTEÚDO: Um conselho que dou é ter uma quantidade relativamente pequena de coleções, mas que você seja capaz de atualizá-las frequentemente.

Um conteúdo de qualidade, mais uma boa frequência na divulgação e uma boa dose de criatividade com certeza é a fórmula certa para atrair novos visitantes para suas coleções ou até mesmo para os seus círculos no Google+.

O texto pode ter ficado longo para uma primeira vez. Mas pode ficar tranquilo que todo o processo é bem fácil e intuitivo, espero que tenham gostado.

Se desejar saber de mais algumas dicas relacionadas ao G+ ou Blogs clique no álbum abaixo.


Ah! Fiz a coleção mas não está ao meu gosto ainda. Se não tiver ficado satisfeito em como ela ficou e desejar fazer modificações também é muito simples. Entre na sua coleção novamente e clique onde deixei posicionado o mouse.



Assim você pode pedir para editar a coleção novamente caso não tenha gostado da foto ou das cores que deixou nela ou até mesmo excluí-la, caso seja da sua vontade.

Acredito que isso seja tudo. Boa sorte e até a próxima!


4 comentários:

  1. Ótima postagem, estava procurando algo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achou a linguagem simples ou ainda assim está complicado de entender?

      Excluir
  2. Achei bem didático, como se fosse realmente uma aula. Está bom assim

    ResponderExcluir

Botão Voltar ao Topo