Menu Principal

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Os 10 pássaros mais perigosos do mundo

As aves são criaturas incríveis e ao longo de sua evolução elas atingiram mais de 18 mil espécies, que vão desde pintinhos a predadores terríveis.


E alguns deles são capazes até mesmo de matar uma pessoa. Conheça então as 10 aves mais perigosas do mundo.

Para começar, assista ao vídeo abaixo, do canal #Refúgio Mental:




Agora que você assistiu o vídeo, saiba um pouco mais sobre cada um deles:

10) Pitohuí



A toxina com a qual o Pitohuí é munida se chama homobatracotoxina e é usada por essa espécie para se defender de predadores ou na hora da caça. O envenenamento acontece quando a substância entra em contato com a boca, os olhos, as mucosas nasais ou com a pele machucada da vítima, sendo conduzida por essas áreas diretamente para a corrente sanguínea e, consequentemente, para o coração. Essa ave é encontrada nas florestas tropicais da Nova Guiné.

09) Pega Australiana


Também chamado de Orca do céu, habita a Austrália e partes na Nova Guiné e foi introduzida na Nova Zelândia. Mede 40 cm de comprimento e pesa 350 gramas. Os machos dessa espécie atacam pedestres, praticantes de corrida, de equitação e motociclistas, mas elas odeiam especialmente os ciclistas.

Uma pesquisa revelou que mais de 90% dos homens e 75% das mulheres na Austrália já foram atacadas alguma vez na vida por uma Pega Australiana. Elas atacam a todos que chegam perto de seus ninhos.

Apenas uma minoria das pegas atacam as pessoas, mas como a espécie normalmente faz seu ninho nas cidades e arredores acaba que o número de incidentes chegue a milhares por ano. Ela é capaz de perseguir um ciclista por mais de 400 metros. Ataca dando bicadas na cabeça e nas costas.


08) Abutre




O Abutre é uma ave de hábitos necrófagos, se assemelham exteriormente aos urubus e condores. São aves de grande envergadura, usando correntes de ar quente para planar, possuem cauda pequena e geralmente são desprovidos de penas na cabeça. São mais longevos em relação a outras aves, chegando a viver até 30 anos em cativeiro.

Apresentam o trato digestório típico das aves em geral, porém com muitas especializações adaptativas por conta de sua dieta estritamente carniceira. O alimento é ingerido em grandes porções pelo uso de seu bico afiado que separa pedaços de carne de uma carcaça, o alimento é ingerido pelo auxílio de sua língua espessa e encaminhado para o esôfago.


07) Coruja



As corujas são aves que possuem hábitos notívagos e voo silencioso devido à estrutura das penas, alimentando-se de pequenos mamíferos [principalmente de roedores e morcegos], insetos e aranhas. Elas engolem sua refeição por inteiro, para depois vomitarem pelotas com pelos e fragmentos de ossos. Os filhotes das corujas podem ser vítimas de outros predadores, como o gavião.

As corujas são capazes de girar sua cabeça e pescoço em até 270º em qualquer direção e, apesar do tamanho de seus olhos, não conseguem mexer seus globos oculares.



06) Falcão



Esse é o nome genérico dado a várias aves da família Falconidae, mais estritamente aos animais classificados do gênero Falco. O que diferencia os falcões das demais aves de rapina é o fato de terem evoluído no sentido de uma especialização de seu voo com estilo acrobático, em oposição ao planado das águias e abutres, que é facilitado por suas asas pontiagudas e finas, favorecendo a caça em espaços abertos. Daí o fato dos falcões não serem aves de ambientes florestais, preferindo montanhas e penhascos, pradarias, estepes e desertos.


05) Gaivota




Em geral, são aves médias, tipicamente cinzentas ou brancas, muitas vezes com marcas pretas na cabeça ou nas asas. Possuem bicos fortes e compridos e patas com membranas. A maioria das gaivotas fazem o ninho no solo e são onívoras, atacando presas vivas ou roubando seu alimento, conforme surja a oportunidade.

Com exceção das gaivotas-tridáctilas, as gaivotas são espécies tipicamente costeiras ou de interior, e raramente se aventuram em alto-mar. As espécies de maiores dimensões levam até quatro anos para atingirem a plumagem completa de adulto, mas as espécies menores normalmente demoram apenas dois anos.


04) Águia




Esse é o nome comum dado a algumas aves de rapina da família Accpitridae, geralmente de grande porte, carnívoras e de grande acuidade visual. Entre as suas principais presas estão os coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais, principalmente roedores, de pequeno porte. Algumas espécies alimentam-se de ovos de outros pássaros e peixes.

Costumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte. Existem diversas espécies de águias, as mais conhecidas são: Águia-de-cabeça-branca, águia-gritadeira, águia marcial, águia-malaia, águia-dourada-européia e águia-imperial-ibérica.





Entre as águias da America Latina, a espécie chamada Harpia é umas das maiores e chega a pesar até 8 kg, tendo comprimento de até 1 metro e com envergadura de até dois metros, põem até três ovos a cada vez, com tempo de incubação de 35 dias, e atingem a velocidade de aproximadamente 100 Km/h.




03) Cisne



Os cisnes são aves aquáticas e são caracterizadas por seu longo pescoço e por suas patas curtas. A sua distribuição geográfica é diversificada, sendo os cisnes do hemisfério norte brancos, enquanto os do hemisfério sul apresentam plumagem por vezes colorida.

Formam casais monogâmicos e constroem ninhos onde chocam entre 3 a 8 ovos. Se a nidificação falha, é comum os membros do casal de cisne procurarem outro parceiro, que as vezes podem ser do mesmo sexo, tomando o ninho das próprias fêmeas e assim continuando a cuidar do ovo.

02) Avestruz




O avestruz é uma ave não voadora, originária da África. Pesam de 90 a 130 kg, embora alguns avestruzes machos tenham sido registrados com peso de até 155 kg. Na maturidade sexual [entre os 2 e 4 anos de idade] os machos podem possuir de 1,8 a 2,7 metros de altura, enquanto as fêmeas alcança de 1,7 a 2,0 metros.

Vivem em grupos nômades de 5 a 50 aves, que frequentemente viajam junto com animais ruminantes, tais como zebras e antílopes. Os avestruzes percorrem longas distâncias à procura de sementes e outros produtos vegetais e ocasionalmente também comem insetos como os gafanhotos.

Como não possuem dentes, eles engolem pedrinhas que ajudam a esmagar os alimentos engolidos no papo. Podem ficar sem água por muito tempo, vivendo exclusivamente da umidade das plantas consumidas. Entretanto, gostam de água e tomam banhos frequentemente.

01) Casuar



O Casuar habita a Oceania e pode passar dos 1,5 metros de altura e pesar cerca de 60 kg. Possuem um gênio terrível e quando ficam zangados partem com tudo para cima de seu oponente. Suas principais armas são o bico afiado e as garras pontiagudas.

Existem vários relatos de pessoas atacadas pelo animal em estado de fúria, que também investem contra cachorros, cavalos e vacas. Essa ave é tão estressada que parte pra cima até de portas e janelas de vidro, pois ao ver seu reflexo acha que um outro casuar está a encarando. Em sua maioria os ataques estão relacionados à busca de comida ou a uma reação a presença do homem no território do animal.



Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:


Boa sorte e até o próximo post!



Fontes Pesquisadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Abutre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coruja
https://andreabiologa.wordpress.com/2013/03/27/falcao-conheca-as-caracteristicas-desta-ave-de-rapina/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gaivota
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81guia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cisne
https://pt.wikipedia.org/wiki/Avestruz
http://mundoestranho.abril.com.br/mundo-animal/qual-e-a-ave-mais-perigosa-do-mundo/


Não deixe de ver também:

- Casuar, a ave mais perigosa do mundo atacando. Clique AQUI ou na imagem abaixo:




- Os 8 animais mais fedorentos da natureza. Clique AQUI ou na imagem abaixo:




- Os cinco piores países do mundo para se nascer mulher. Clique AQUI ou na imagem abaixo:




- Conheça a Coruja Bubo Nipalensis, um animal inteiramente estampado de corações. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



8 comentários:

  1. Majestade não.. Majestosidade.
    Esse video do abutre pegando a criança é fake.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Nem tinha reparado nesse feito do abutre! Que bom que era fake, senão seria algo terrível que eu estaria mostrando sem perceber.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Sim, quando elas estão em bando viram um verdadeiro problema!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Essas listas costumam variar um pouco de pessoa pra pessoa que a fez, e como são apenas 10 o autor que fez o vídeo resolveu não citar o gavião real, que também é um animal super interessante.

      Excluir
  4. Ei pra me me custa acreditar que a aguia nao e a ave mas perigosa do mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O casuar é o verdadeiro campeão nesse quesito. Observe as garras dele. Uma só pode atravessar e matar uma pessoa. E além disso o animal ainda é super territorialista e violento.

      Excluir

Botão Voltar ao Topo