Menu Principal

sábado, 27 de maio de 2017

Algumas curiosidades interessantes sobre o francês

O idioma francês é visto por quase todo o mundo como sinal de cultura e refinamento intelectual.
E você pode não saber, mas ele é falado em todos os 5 continentes. Saiba um pouco mais sobre essa língua tão interessante.

Falar francês é visto por quase todo mundo como sinal de cultura e refinamento intelectual. Isso acontece porque muito dessa atmosfera inteligente que a língua francesa transmite está relacionado à própria forma como a França é vista internacionalmente. Esse país é quase unanimidade numa lista de lugares a se conhecer.

Quem não gostaria, por exemplo, de visitar Paris e experimentar os seus encantos, experiências culturais e gastronômicas? Ou tirar uma foto ao lado da Torre Eiffel?


Alguns números sobre a língua francesa

Um detalhe que pode passar despercebido pelas pessoas, é que há vários outros países no mundo que falam essa língua, sendo mais exato, são 56, distribuídos por todos os 5 continentes.

Os números sobre esse idioma ficam ainda mais impressionantes se pensarmos que são 136 milhões de falantes nativos — isto é, aquelas pessoas que aprenderam a falar francês como primeira língua, como nós, brasileiros, aprendemos a falar o português.

Incluindo também quem aprendeu esse idioma como segunda língua, a população falante de francês chega aos 500 milhões de pessoas pelo mundo! Nada mal, não é mesmo?



Como a língua francesa vai muito além das fronteiras da terra do petit gateau, fizemos este texto para homenagear algumas localidades espalhadas pelo mundo, onde o francês também é a língua oficial.

Prepare aquela lista de lugares para visitar no futuro, porque nós temos boas ideias para as suas próximas viagens:

A Suíça e seus 4 idiomas oficiais

Berna, Suíça.
Toda vez que viajamos para o nordeste nos espantamos com a diferença entre os sotaques do português brasileiro? Então imagina morar num país onde são faladas 4 línguas!

A Suíça é um país bem pequeno [é menor que a maioria dos estados brasileiros] mas fala francês, alemão, italiano e romanche, uma língua rara que vem diretamente do latim. Isso não significa que todos os suíços dominam os quatro idiomas. Cada um deles é falado em um território específico. Já imaginou como deve ser difícil viajar por esse pequeno país?

O Canadá e o francês de Quebec


Aproximadamente 20 milhões de canadenses falam francês. Na maior parte dos casos, isso acontece em cidades que são bilíngues, falam francês e também o inglês canadense.

Acontece que, justamente em Quebec, uma província enorme e muito importante para a economia do Canadá, o francês é a única língua falada. Já imaginou o que seria morar em um estado que fala uma língua diferente do resto do país? Pois é isso que acontece com quem mora no Quebec.

O Senegal e outros países importantes da África

Dakar, Senegal.
Uma curiosidade com relação a Senegal e outros países africanos de língua francesa, que não são poucos: mais de 20 países desse continente falam francês, é a sua relação com essa língua oficial.

A maior parte dele é considerado como falante oficial do francês, mas não utiliza o idioma no dia a dia. Se algum dia você topar com um senegalês provavelmente não entenderá nada que ele está falando, ainda que saiba o francês, pois eles normalmente utilizam um dialeto diferente.

Em alguns desses países, o francês é um idioma que serve para unificar a comunicação oficial. Como cada região fala um dialeto diferente, ficaria muito difícil para pessoas de regiões distantes se comunicarem, se não fosse por essa língua.

Em outros casos, como o do próprio Senegal, ver escrito em atlas geográficos e outros documentos oficiais que o francês é o idioma oficial é quase uma mera formalidade. Pouquíssimos senegaleses falam o francês. Os que falam, receberam uma educação tradicional que não faz mais parte do programa das escolas senegalesas.

A Guiana Francesa, um pedaço da América do Sul onde se fala o francês

Caiena, Guiana Francesa.
No início deste artigo, quando dissemos que a língua francesa está presente em todos os continentes, você, brasileiro, provavelmente ficou confuso. “Ora”, você, pensou, “onde o francês é falado na América do Sul?”

Pois aqui está a sua resposta: na Guiana Francesa. Esse país faz fronteira com o Amapá, Belém e o Suriname [este último, por incrível que pareça, tem o holandês como língua oficial]A Guiana Francesa, aliás, não é considerada um país. E também não é uma colônia, mas sim um departamento da França na América do Sul. Curioso, não?

A Bélgica e o seu passado histórico

Bruxelas, Bélgica.
O caso da Bélgica é um pouco parecido com o da Suíça. Não são 4 idiomas como naquele país, mas três: o alemão, holandês e francês.

Além das suas belezas naturais, a Bélgica oferece ao visitante muitas construções medievais curiosas para visitar. É uma arquitetura muito antiga e praticamente desconhecida para nós, brasileiros. Afinal, nosso país tem apenas 500 anos.

A Bélgica, por outro lado, embora seja um país recente, teve suas origens na região da Gália, ainda durante o Império Romano!

O Haiti, um pedaço do Caribe para quem quer falar francês

Porto Príncipe, Haiti.
Esse belo e sofrido país da América Central também tem o francês como língua oficial. O Haiti está situado no Mar do Caribe, o que, por si só, já garante praias maravilhosas e belezas naturais incomparáveis para quem visitá-lo.

Por outro lado, a situação política por lá é quase sempre instável. Logo, vale a pena fazer uma pesquisa sobre o tema, antes de programar alguma visita.

A França, claro!


Por último, o país que é o motivo de a língua francesa existir.

Essa região europeia, onde ficam as cidades de Paris, Marselha, Toulouse e Lyon dispensa apresentações. Famosa por seus vinhos, gastronomia e requinte, a França, claro, é destino obrigatório para quem deseja conhecer ou estudar a língua francesa.

Mas, como vimos ao longo deste texto, não é o único. Tomara que a gente tenha conseguido enriquecer o seu aprendizado sobre a cultura francófona, isto é, dos países que falam francês. Com essas informações, você pode organizar uma boa lista de lugares maravilhosos para visitar!

Fontes Pesquisadas:


Notas: Esse texto foi retirado de um artigo do CACS [Um curso de idiomas da UFMG] para incentivar os estudos da língua francesa. Se possui interesse em conhecê-los ou saber mais sobre o curso clique AQUI ou na imagem abaixo para acessar o seu site principal.


Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:


E para finalizar, só faltou mostrar mais algumas fotos desse pais incrível.







Boa sorte e até o próximo post!

Não deixe de ver também:

- Veja incríveis ilhas paradisíacas pelo mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Animais naturalmente cor-de-rosa. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- 7 cidades estranhas que você ainda não sabia que existia. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Conheça 8 lugares abandonados que você nunca ouviu falar. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo