Menu Principal

terça-feira, 23 de maio de 2017

Top5 animais estranhos que você não conhecia

Nosso mundo é tão incrível e completo que temos uma infinidade de espécies e algumas delas são pra lá de diferentes.


Conheça agora os 8 animais mais estranhos que talvez você ainda não conheça.


05) Vombate


Os Vombates são animaizinhos simpáticos nativos da Austrália e que vivem em ilhas próximas àquele país, e por isso, é bem provável que você não conheça esses mamíferos super-peludos que se parecem com cães-da-pradaria um pouco maiores.

Os vombates são marsupiais e, da mesma maneira como ocorre com os cangurus, as fêmeas desses animais também apresentam bolsas junto ao corpo, nas quais bebês são carregados e protegidos. São animais grandes, chegando a pesar 40 kg e a medir mais de um metro de comprimento, e alcançam a velocidade de 40 km/h quando estão mais apressadinhos.



Mais uma curiosidade: O cocô desses animais possuem um formato cúbico. Eles produzem de 80 a 100 cubinhos por dia! Esse formato curioso ajuda a manter os cubos no exato lugar em que foram depositados, ao contrário dos cocôs mais arrendondados.


04) Pangolim


O Pangolim é um mamífero que vive em zonas tropicais da Ásia e da África e é pouco conhecido na América do Sul, embora tenha algumas características semelhantes às do tamanduá, comum em terras brasileiras. Algumas de suas peculiaridades, porém, fazem do pangolim um dos bichos mais visados por caçadores e por isso ele é um dos animais mais traficados do mundo.

Com o corpo coberto por escamas [feitas de queratina] e sem dentes - ele se alimenta principalmente de formigas e usa sua longa língua para capturá-las -, o animal virou alvo principalmente por ser utilizado na medicina tradicional [alternativa, baseada em crenças e teorias] de países como China e Vietnã.

Os asiáticos usam as escamas dele com vários propósitos, que vão de tratamento de câncer até o de males mais simples, como inchaço e artrite. Alguns curandeiros tradicionais africanos também utilizam o pangolim, mas não no mesmo nível e na mesma quantidade que eles têm sido usados na Ásia.



Uma curiosidade interessante é que quando ele se enrola, consegue se proteger até mesmo das garras e mordidas de um leão adulto.


03) Salamandra Gigante da China


A salamandra-gigante-da-china é a maior salamandra e a maior de todas as espécies de anfíbios existentes no mundo. Ocorre na China e Japão em cursos de água e lagos montanhosos. Pode atingir mais de 2 metros e no máximo, um peso de 25 kg.

Esse tipo de salamandra possui o corpo manchado e cor acastanhada, sua pele é enrugada e porosa, permitindo uma melhor respiração cutânea. É uma espécie totalmente aquática. É predominantemente ativa no período noturno, permanecendo debaixo de rochas durante o dia.



E como curiosidades: Elas possuem um metabolismo muito lento, podendo ficar semanas sem ingerir nenhum alimento. Sua atividade predatória tem como suporte maior os sentidos do tato e do olfato. E muitas vezes essa espécie é apanhada para servir de animal de estimação e para alimentação, razões pelas quais poderá estar ameaçada. O uso de pesticidas, a construção de barragens e a desflorestação, são também fatores de ameaça.

02) Morcego Branco Hondurenho


Uma coisa é certa, a maioria de nós acredita que os morcegos são sempre feios lhes causa repugnância, mas isso não acontece com os Morcegos Brancos Hondurenhos. Afinal, tente olhar de forma estranha para esse criaturinha de olhar fofo e gentil que mais se parece com um brinquedo.


Possui uma pelagem branca com o focinho e orelhas amarelos, alimenta-se parcialmente de frutas e é encontrado apenas na América Central - nas Honduras, Costa Rica, Nicarágua e no oeste do Panamá - em regiões elevadas com árvores altas a cerca de 800 m acima do nível do mar. E mede apenas 3,7 a 4,7 cm de comprimento. 

Estes pequeninos dobram folhas de helicónia em tendas, mordendo as nervuras secundárias até a folha ceder. Quando a luz bate na folha, os morcegos brancos tornam-se verdes e fica bem camuflados. A fêmea dá à luz apenas um filhote que aprende a voar com 3 semanas. Vivem em pequenos grupos de até 12 indivíduos.



01) Porco Formigueiro


Aardvark, também conhecido como porco-da-terra ou porco-formigueiro é um estranho mamífero africano e é o único representante vivo da ordem Tubulidentata, da família Orycteropodidae e do seu gênero. E apesar de apresentar pequenas semelhanças com um porco, nada tem haver com ele. Distribui-se por todas as planícies e savanas do sul de África, tendo preferência por solos arenosos aos rochosos onde é difícil de cavar. 



É um animal de médio porte que pode pesar entre 40 a 100 kg e medir entre 140 a 220 cm. Tem uma pele espessa e de cor amarelada a acastanhada, revestida por poucos pelos, e orelhas compridas e bicudas. A língua, vermiforme, tem uma superfície pegajosa e pode chegar a ter 30 centímetros. 

Consomem essencialmente térmitas e formigas, contudo ocasionalmente comem outros insetos, pequenos roedores e frutos.  De modo a conseguirem alimentarem-se destes insetos e como proteção contra predadores, estes mamíferos desenvolveram uma excelente capacidade para escavar buracos e túneis no subsolo, podendo enterrar-se completamente no solo em menos de 1 min e escavar tocas com até 3 m de comprimento. 


Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:


Você conhecia algum desses animais tão interessantes?

Pangolim, um dos animais mais traficados do mundo.
Boa sorte e até o próximo post!

Fontes Pesquisadas:


Não deixe de ver também:

As 10 mordidas e picadas de inseto mais doloridas do mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Top10 as raças de cães mais caras do mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Conheça a incrível Cachoeira de Pedra, em Oaxaca, no México. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


7 coisas que fazem sentido para o seu gato, mas não para você! Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo