Menu Principal

terça-feira, 11 de julho de 2017

Viajando pelo Sistema Solar: Vênus

Em mais uma etapa de nossa viagem pelo Sistema Solar chegamos a um dos planetas irmãos da Terra: Vênus.


Vamos saber mais sobre esse planeta.

- Vênus -

Distância do Sol: 108,2 milhões de km.

Vênus é o segundo planeta a contar do Sol e o sexto maior. Sua órbita é a mais circular, com uma excentricidade de menos de 1%. Na Grécia Antiga Vênus era conhecida como a deusa do amor e da beleza. O planeta possui esse nome provavelmente por ser o mais brilhante dos planetas conhecidos na antiguidade e já era conhecido desde tempos pré-históricos.

É o objeto natural mais brilhante do céu, além do Sol e da Lua. Tal como Mercúrio, pensava-se que eram dois corpos celestes diferentes: Eosphorus como estrela da manhã e Hesperus como estrela da tarde, mas os astrônomos gregos conheciam este fato (a aparição de Vênus como estrela da manhã é por vezes chamada de Lúcifer).

A primeira sonda a visitar Vénus foi a Mariner 2 em 1962. Foi subsequentemente visitada por muitas outras (mais de 20 até agora), incluindo as famosas Pioneer Venus, a soviética Venera 7, a primeira sonda a aterrar em outro planeta e a Venera 9, que enviou as primeiras fotografias da superfície de Vénus. Mais recentemente, a sonda americana Magalhães produziu mapas detalhados da superfície de Vénus utilizando radar e atualmente a sonda Venus Express encontra-se orbitando o planeta.




A rotação de Vénus é um pouco invulgar, pois é extremamente lenta (243 dias terrestres por cada dia em Vênus, um pouco maior que um ano venusiano) e retrógrada. Em adição, os períodos da rotação de Vénus e da sua órbita são sincronizadas, dado que apresenta sempre a mesma face em direção à Terra quando os dois planetas estão na sua maior aproximação. Não se sabe se este efeito de ressonância é apenas coincidência ou não.

A descoberta de Galileu de que Vênus apresenta fases provou que o planeta orbita o Sol e não a Terra.
Agora vamos conhecer um pouco mais do Planeta Vênus e também o porquê dele ser tão inóspito.


Para fecharmos Vênus com chave de ouro, já imaginou como é a Topografia de lá?



Fontes Pesquisadas:

http://www.ccvalg.pt/astronomia/sistema_solar/venus.htm
http://www.ccvalg.pt/astronomia/sistema_solar/venus.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A9nus_(planeta)

Antes de conhecer Marte, vamos voltar ao nosso planeta natal, a Terra e vislumbrá-la daqui do espaço.


Para isto, clique na imagem acima ou AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo