Menu Principal

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A Pantera Negra existe? Descubra a verdade

De vez em quando observamos lindas fotos de panteras negras na internet e às vezes até nos perguntamos se a Pantera Negra faz parte de alguma espécie em específico.



Saiba mais sobre essa peculiaridade incrível.

Ao ouvirmos a expressão pantera negra, logo associamos a um felino de pelagem negra. No entanto, podemos ficar surpresos ao descobrir que não há uma espécie de felino distinta chamada de pantera negra. Quando vemos uma foto de um felino negro, existe na verdade duas possibilidades: estamos vendo uma foto de um leopardo ou estamos vendo uma onça com coloração melanítica.




Ou seja, a espécie pantera negra não existe. A pantera é, na verdade, o grupo de felinos em que se encontram o leão, o tigre, a onça e o leopardo. A pantera negra na verdade é uma variedade da onça-pintada [panthera onca]apenas possui uma variedade melânica. Também pode ser uma variação de leopardos. Variedade melânica significa que apenas a cor é diferente, por causa da melanina, pigmentação escura.

A mutação, que é oposto do albinismo, permite o nascimento de filhotes de onça-pintada e leopardos inteiramente negros. Os indivíduos com melanismo não são considerados uma subespécie diferente.


Albinismo em uma Onça-Pintada.

Albinismo em um Leopardo.
Aliás, a pantera negra está mais próxima de nós do que imaginamos: É um animal brasileiro, também, portanto. Uma onça preta, Além do Brasil, a onça-pintada vive em quase toda a América, dos Estados Unidos até a Argentina.

Como exemplo de leopardo, há o leopardo-de-amur, que é considerado extremamente raro, existindo pouquíssimos exemplares na natureza. Segundo a WWF, uma onça-pintada pode chegar a 135kg, sendo o maior animal do continente americano. A potência de sua mordida é considerada a maior entre os felinos de todo o mundo. Já o leopardo costuma pesar 80 kg. Suas garras, muito afiadas, se destacam, por serem a arma principal de ataque contra as presas .


Leopardo.
Onça Pintada.

Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:



Incrível, não é?



Boa sorte e até o próximo post!

Fonte Pesquisada:


Não deixe de ver também:

Leões, os predadores famintos da África. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Leões Brancos: Uma rara mutação de cor do leão sul-africano. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Leão vs Tigre, quem venceria o duelo? Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Conhecendo a toca da Onça Pintada, o Pantanal brasileiro. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo