Menu Principal

Anúncio Infeed

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Ouro Preto e Mariana, MG [27/01/2018] - Parte 3

No dia 27/01/2018 eu e a Lu fizemos um passeio para Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais.


Nessa 3ª parte desse relato estarei contando como foi o nosso passeio por Mariana.


Essas são as partes desse relato:

[PARTE 1] [PARTE 2] [PARTE 3]


Se ainda não tiver acessado a Parte 1 clique AQUI ou na imagem abaixo:


Clicar: [Parte 1]

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Mariana, MG


Mariana é uma cidade mineira com pouco mais de 58 mil habitantes e sua economia depende principalmente do turismo e da extração de minérios. Ela foi a primeira vila, cidade e capital do Estado de Minas Gerais

No século XVIII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português. Tornou-se a primeira capital mineira por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.


Em comparação com outros municípios do estado, Mariana detém uma posição econômica de destaque, sendo que o seu produto interno bruto (PIB) é o maior da microrregião de Ouro Preto e o 10º maior entre os 853 municípios do estado.

Fonte Pesquisada:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mariana


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Chegamos em Mariana às 16:24h e após o pessoal utilizar os sanitários continuamos com o nosso passeio, andando a pé pela cidade.








Após caminhar um pouco e atravessar algumas ruas o guia nos disse que estávamos na famosa Rua Direita, conhecida por ser uma rua comercial que liga as partes históricas de Mariana.




Essa parte do centro histórico de Mariana está uma rua de pedra com casarios da época bem cuidados, que podem transportar alguém que tenha olhos atentos para o período colonial do Brasil [no meu caso não aconteceu isso comigo porque acabei me distraindo muito e perdi algumas explicações do guia, já que estava preocupado por terem poucas lojas abertas e nesse meio tempo, enquanto acompanhávamos o guia eu e a Lu estávamos tentando encontrar o souvenir para representar essa cidade].


Paramos próximos a mais uma igreja e nisso o guia explicou mais sobre ela, mas novamente me distraí um pouco porque senti um bocadinho de dor no pé [dei azar e deixei a unha do dedão do pé direito encravar. Depois de andar por quase todo o dia pra lá e pra cá e subindo e descendo muitas ladeiras senti mais dor no pé, já que o efeito da pomada que tinha passado provavelmente já tinha acabado].











Ao dar mais uma pequena parada para nos juntarmos passamos por essa praça, e em seguida começamos a subir uma rua para conhecer outro ponto turístico importante da cidade, a Praça Minas Gerais.






A Praça Minas Gerais se localiza no centro de Mariana e faz parte do Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais. É cercada por importantes monumentos históricos do período colonial e fez parte da rota de ouro e hoje é um importante ponto turístico do município. Na prática mesmo não aproveitamos muito porque a maioria das construções estavam fechadas e o que pudemos fazer na mesmo foi apenas tirar algumas fotos dali e dos arredores.







Bom, problemas a parte, ao menos é possível provar que estive em Mariana:

Nada, nada fotogênico!
Nossa visita por Mariana se consistiu basicamente em seguir algumas ruas [com todas as lojas praticamente já fechadas], quase sem nenhum vendedor de artesanato ou outras coisas interessantes que se costuma ter nas cidades históricas e conhecendo algumas construções comuns apenas por fora [o que foi um verdadeiro fracasso em comparação a Ouro Preto, que mergulhamos de verdade na história, arquitetura, religiosidade e arte da cidade].

[Ao menos em minha opinião, caso vá para Ouro Preto por conta própria só valerá a pena conhecer Mariana se também quiser realizar o passeio de Maria-Fumaça entre as duas cidades ou se for conhecer a Mina da Passagem, que fica em Mariana]

Passeio de Maria Fumaça de Ouro Preto a Mariana, MG.

Mina da Passagem, Mariana.
Voltando ao relato, antes de voltarmos para o ônibus entrei no Plenário da Câmara para ver se tinha algo interessante lá dentro.






Na parte de baixo funcionava uma prisão, então não tive acesso porque estava fechada, e na de cima estava a Câmara, que era utilizada para governar a cidade. Passei bem rápido por aqui e continuamos a descer as ruas, seguindo para onde estava o nosso micro-ônibus, fizemos o de tudo para entrar nas poucas lojas que estavam abertas para procurar o souvenir, mas tudo sem sucesso.




Partimos da cidade às 17:30h.






Comemos uns poucos biscoitos de chocolate [que estavam super gostosos] e passamos novamente por Itabira e Nova Lima, e às 19:22h estávamos de volta a Belo Horizonte, com o ônibus descarregando os primeiros passageiros da excursão.




Uma coisa que gostei muito desse guia é que ele era super atencioso, e quando estávamos ainda na Mina Santa Rita [em Ouro Preto, lá no início do passeio] ele tinha perguntado pra gente onde nós morávamos, e como informamos que estávamos quase no final do percurso do ônibus eles iriam parar mais perto pra gente, de forma que não precisássemos pagar por mais algum transporte, e assim, às 20:25 finalmente chegamos nas proximidades de nossa casa.




Primeiro andamos até um supermercado próximo de onde descemos [estava até tendo circo na hora, essa fila enorme era das pessoas que ainda estavam pagando os ingressos], usamos o banheiro e continuamos a andar.

Minha ideia era parar numa espeteria que havia pelo caminho para comermos alguma coisa, mas ela também estava fechada, e nisso continuamos até chegar na minha casa às 21:00h.

Já no doce lar, descansamos um pouco, tomamos banho e fomos até o trailer que cachorro quente que fica nas proximidades.



E ainda comemos picolé!



Agora sim, de bucho cheio, voltamos para casa. Lá tirei as fotos que faltavam pra fechar de vez esse passeio.


Se tiver gostado desse Relato e deseja conhecer outros, clique na Coleção abaixo e veja os que você achar mais interessantes:


TudoRoch@
MINHAS RECOMPENSAS:



Souvenir adquirido:

Esse é o Souvenir que foi adicionado a minha coleção.
[Não consegui encontrar um souvenir para representar a cidade de Mariana]

Passeio Finalizado! Boa sorte e até a próxima viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo

Anúncio In-article